[GTER] Rede de gerencia / Mikrotik sem contrack

Alexandre Silva Nano alexnanow at gmail.com
Fri Jan 31 14:35:37 -03 2020

Em sex., 31 de jan. de 2020 às 12:50, Gondim <gondim at linuxinfo.com.br>
escreveu:

> Boa tarde,
>
> Olá Alexandre. Eu prefiro usar PBR jogando pra uma caixa de CGNAT mas
> isso é particular de cada um. O que estou curioso é o seguinte:
>
> - Sumarização pro OSPF perfeito. Nos Mikrotiks inclusive dá pra fazer
> isso usando blackholes pra evitar os static loops no IPv4. Mas como você
> está fazendo a sumarização de clientes IPv6 (OSPFv3) nos RouterOSes?
> Fiquei curioso quanto à isso.

Olá Gondim!

Então... Confesso que os clientes não estão nem aí com IPv6, apesar do
esforço contínuo em implementar. Até então não me preocupei com esse
detalhe em específico.

Quando adicionamos a rede nos area ranges do Mikrotik, ele automaticamente
gera as rotas blackhole na tabela e só exporta a sumarizada. Então tá
sossegado.

Sim, a solução de PBR é boa, mas penso que deixa o ambiente um tanto
complexo. Em algo mais elaborado com B-RAS e etc, sim, é bem melhor ao meu
ver.

Sugeri esse cenário pois já implemento isso há um tempo e garanto que é
zero dor de cabeça. Tem cliente que só fala quando precisa fazer alguma
configuração nova, mas problemas até eles esqueceram que existe! Enfim, é
uma das muitas abordagens.

--
At.te, Alexandre Silva Nano

Analista de Tecnologia da Informação e Comunicação

Perfil LinkedIn: http://br.linkedin.com/pub/alexandre-silva-nano/33/59/77a