[GTER] Informação sobre o endereço mail-abuse at cert.br

Leandro leandro at spfbl.net
Fri Jan 17 10:41:12 -03 2020

On Fri, Jan 17, 2020 at 10:27 AM Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> wrote:

> Ele
> >

> Até onde eu saiba apenas estatísticas. Mas que é algo importante; é a
> partir de informação que se inicia combates como o da porta 25, que foi um
> longo esforço bem-sucedido para tirar o país do topo das estatísticas
> globais de enviadores de spam. O mail-abuse at cert.br não é a única fonte,
> pois há também os SpamPots que o CERT.br mantém e outros serviços de
> monitoramento de abusos, mas deve ser uma das boas fontes.

Beleza. Neste caso, o relatório deve ser enviado como cópia. Vou
providenciar isso.

> Eu não vejo os CERTs nacionais em geral, quer seja o CERT.br, US-CERT etc.,
> entrando no detalhe desse tipo de combate. Inclusive pq eles precisariam
> saber a política de uso aceitável de cada rede para ver se cada caso é
> infringente ou não... outro detalhe é que apesar de e-mail ser um vetor
> bastante usado para espalhar phishing e artefatos maliciosos, a percentagem
> dos spams que são incidentes de segurança me parece baixa (ao menos nas
> [...]

A fim de não complicar demais a programão do sistema, eu gostaria de saber
se existe algum problema se todos os relatórios fossem enviados para apenas
um endereço. De qualquer forma, caso seja necessário enviar cada caso para
seu respectivo endereço, eu consigo providenciar isso também.