[GTER] PBR Huawei

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Fri Jan 10 16:12:23 -03 2020

Diga-se de passagem que este equipamento suporta 32K PPPoE, certamente
habilitando o NAT esse número seria reduzido, mais para quanto?

Essa é uma pergunta que vi no fórum da própria Huawei, mais os que
tentaram responder, na verdade não haviam entendido o sentido da
pergunta, e assim o tópico morreu em respostas sem muito valor agregado.

A grande vantagem que vejo no emprego do CGNAT nesta caixa,
(aproveitando o poder de processamento dela), é a aplicação de regras
dinâmicas de alocação de portas, (muito parecido com o a solução CGNAT
da Cisco).

https://support.huawei.com/enterprise/en/doc/EDOC1100059461/c90e512f/nat-port-allocation

Com isso podemos aproveitar muito mais os raríssimos endereços IPv4, a
parte de mapeamento de ip x porta x cliente, se daria por logs de flows.

https://support.huawei.com/enterprise/br/doc/EDOC1100087994/419a4caa/flow-log-format

Enfim, pessoal que vende os ASR já taxa a máxima (Borda, BRAS e CGNAT
tudo em uma mesma caixa!), óbvio que a borda não, mais e o CGNAT?

Att

Márcio Elias Hahn do Nascimento