[GTER] Possibilidade de blocos IPv4 para ASNs

Juliao Braga juliao at braga.eti.br
Mon Aug 31 12:17:51 -03 2020

Aproveitando a dica do Fernando adiciono alguns esclarecimentos.

Se você é um provedor, mas não é AS, isto é, não pertence à Internet,
você pode:

a. Tirar um ASN e um bloco IPv6 (por exemplo, um enorme de um /32) e
pagar R$2.400,00 por ano;

b. Após tirar o ASN+IPv6 entrar na fila aguardar a disponibilidade de
IPv4 vindo do repositório de IPs em recuperação (mau uso, não uso,
informações conflitantes, etc. ->
https://registro.br/tecnologia/numeracao/recuperacao-de-recursos/) que
não conseguiram justificar. Há uma pequena e boa quantidade de IPs nesta
situação (https://ftp.registro.br/pub/numeracao/recuperacao-latest).

b1. Você sendo o primeiro da fila, o sistema de Numeração do Registro.br
irá lhe oferecer o que estiver disponível (de /24 a /22). Se você
aceitar recebe o recurso e sai da fila. Se não aceitar (um /24, p. ex.)
continua no primeiro lugar da fila.

c. Sendo AS, você pode comprar alguma carteira de clientes ou empresa de
um outro AS com recursos de IPv4 e pode tranferí-los para seu ASN
(https://registro.br/tecnologia/numeracao/transferencias/).

Portanto, vale a pena tirar o seu ASN e fazer parte da Internet. Seus
clientes irão adorar!

[]s

Julião Braga, Ph.D.