[GTER] Ajuste de Localpref, MED e Participação em IX Regionais

Andre Almeida andre at bnet.com.br
Fri Aug 21 11:50:52 -03 2020

Então deveriam alterar isso quando há ativação no IX. Sempre recebemos um
e-mail com esse texto:

"Quando você terminar suas configurações, não conseguirá ainda testar a
conectividade IP (ping), nem as sessões BGP subirão ainda. Isso é normal, a
rede ainda não está configurada no IX.br.  Avise-nos quando tudo estiver
pronto e, em breve, faremos as configurações no IX.br e entraremos na fase
de testes. É importante que os prefixos anunciados nas sessões com os Route
Servers sejam mais específicos (mais longos) do que aqueles anunciados para
seus provedores de trânsito."

Se aconselham usar prefixos mais longos pro IX do que pra trânsito, não
vejo pq não fazer também para onde quer se preferir.
A única desvantagem disso é um aumento na tabela de roteamento e quem
possui apenas um /24 não conseguir fazer.

Que fique claro que eu também sou a favor do local pref e MED, faz mais
sentido pra mim.
O problema é que isso depende de cada sistema autônomo realizar a mesma
coisa.

E sinceramente, no IX-SP, com os problemas que estamos enfrentando com
resolução de ARP, nunca que eu vou deixar local-pref prioritário por ali.
Isso sim é mais problema do que solução.

Andre