[GTER] #JumboFrameNoIX.BR #BlackHoleNoIX.BR

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Aug 11 09:14:39 -03 2020

A/C IX.BR

AaaaÔba! Bão?

Cêis acharam que a gente ia esquecer disso né?
HAHAHA!

Para relembrar um pouco,
  para darmos umas risadas,
  e para informar os colegas que não sabem do que estamos falando,
  seguem alguns links:

https://youtu.be/Ap3AA2e5jRQ
https://www.flickr.com/photos/nicbr/49352355017/
https://www.flickr.com/photos/nicbr/49351697793/

Bom...
Tenho que dizer que cá de longe estamos vendo movimentações que me deixam
feliz!

- Todas novas Localidades já eram ativadas no modelos novo de
route-servers, com suporte a communities.
- Todas as localidades do IX.BR já estão com suporte a BGP communities.

Só pelo suporte as communities, isso já é MUITO BOM...
Mas sei que essa mudança foi muito mais complicada, pois envolvia mudança
no modelo de deploy dos route-servers...
E pelo que sei, juntando com o que eu imagino, melhorias nas políticas de
communities agora podem ser feitas com muito mais agilidade em todas as
localidades.

Mas agora vem as perguntas:

1 - E o Black Hole no IX.BR vai sair?
1.1 - Pelo menos no modo de redistribuição de rotas para:
1.1.1 - Possibilitar que cada um aplique a ação de Blackhole na sua
respectiva caixa.
1.1.2 - Redistribuir com um IP de destino da Lan do ATM que resolva para um
MAC DEAD.DEAD.DEAD, possibilitando que isso seja filtrado ACL-L2 na portas
de entrada do fabric das localidade.
(É o ideal? NÃO! Mas já vai ajudar BASTANTE!)
1.2 - Quem sabe, aplicar essa filtragem em ACL-L3.
(Seria o melhor dos mundos, mas depende de capacidade dos devices, e também
de altíssimo nível de automação.)

2 - E o Jumbo Frame? Vamos começar algum teste?
2.1 - Quem sabe liberar 9100+ nas Vlans Bilaterais?
2.2 - Talvez algum teste beta(exclusivamente no L2) do ATMv6 de alguma
localidade menor...

Falando aqui com um dos consumidores do serviços fornecidos e produtos
providos pelo IX.BR...
 - Oque vocês precisam de nós, participantes do IX.BR, para ajudar a fazer
essas coisas acontecerem?
 - É possível divulgar alguma coisa que já esteja sendo feita no sentido de
atender essas duas demanda?
 - Existe algum roadmap para alguma atividade relacionada a isso...

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação