[GTER] Dúvidas Técnicas Engenharia Tráfego Home-Office Aumento VPNs

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Apr 2 21:03:51 -03 2020

Olá Gabriel

Eu particularmente não vejo que o maior uso de VPNs chega a alterar de
alguma maneira a qualidade da internet. O que pode estar acontecendo é
que em muitos casos onde quando a VPN é fechada no concentrador da
empresa, dependendo das políticas configuradas todo o tráfego de
navegação, inclusive aqueles não direcionados à serviços/servidores da
empresa passam a trafegar pela VPN fazendo com que tráfego geral de
navegação dê mais voltas desnecessariamente e causando assim mais
gargalos nesses lugares.

O maior uso de plataformas de streaming, e videoconferências certamente
contribui para o aumento do tráfego e é algo esperado e normal.

Dizer que os IX (PTT) estão sobrecarregados será sempre uma lenda na
minha visão. Não apenas não existem gargalos conhecidos nesses lugares
como existe capacidade disponível para upgrade quando solicitado pelos
participantes.
O que pode sim estar acontecendo é que as portas de alguns provedores
conectados aos IX possam estar saturando devido ao aumento de tráfego e
que nesse caso é cabe exclusivamente ao ISP corrigir esse problema
solicitando o upgrade da porta/transporte.

Também pode estar acontecendo que parte de alguns backbones estejam
saturando quando não dimensionados adequadamente ou igualmente os
upstreams, principalmente Trânsitos IP.
Por isso nunca é demais lembrar à todos os ISPs que ainda não compram
Trânsito IP na modalidade Burstable com 95th percentil que questionem os
gerentes de conta de seus fornecedores de Trânsito IP sobre a mudança de
seus contratos para essa modalidade. É uma modalidade que não traz
custos adicionais para quem fornece e boa para ambos os lados,
fornecedor e cliente. Vejo muita empresa com capacidade para oferecer e
que apenas não o fazem por medo ou desconhecimento de como fazer.
Se mais disso estivesse sendo utilizado atualmente seria uma
oportunidade de negócios para quem vende poder faturar automaticamente
mais  durante esse período e para os ISPs que estão saturados não
sofrerem com a degradação da qualidade de conexão.

Por último com relação ao IPv6 a falta no ISP dele atrapalha em
situações como:
- engarrafamento do tráfego em equipamentos que fazem CGNAT e que
poderiam seguir diretamente para a borda
- Uso de VPNs sob IPv6 evitando assim problemas decorrentes de ter que
passar por dentro de NAT ou filtros exóticos acaba dificultando ou
inviabilizando o uso da VPN em alguns casos.

Abraços
Fernando