[GTER] vmware ou hyper-v 2019

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Mon Sep 9 11:57:17 -03 2019

Douglas,

Na prática raríssimos casos vão instalar o Core HyperV justamente por quererem o ambiente gráfico pra gerenciamento facilitado ou pq não têm a mínima idéia de como operar o Server Core apenas na base do Powershell e estão instalando Windows justamente pra não ter que lidar com linha de comando a la *nix.

Meu emprego atual e temporário de sysadmin é numa empresa de hosting corporativo gerenciado britânica. Aqui somos turnos rotativos "meio esquisitos" (4 dias on de 12h, 4 dias off, a cada 15 dias troca do dia pra noite e vice-versa). Toda vez que eu estou no turno da noite invariavelmente passo a mesma de cabo a rabo patcheando firewalls ASA, muitas VMs Windows, algumas VMs Linux, vmware vCenter, ESXi independentes, e uma meia dúzia de clientes com Hyper-V. Todos estes com full desktop experience, absolutamente nenhum dos clientes que tem HyperV roda o Server Core.

Os updates cumulativos de 07 e 08-2019 só deram pau dos mais extraordinários possíveis. Teve máquina levando 1:30h pra aplicar e algumas ainda faziam rollback automático depois de um tenebroso tempo down no preboot.
Este mês então foi o mês de ter de apagar/renomear na mão a pasta SoftwareDistribution e a catroot2 pro Windows Update poder refazer o BD interno e assim os updates poderem andar pra frente sem se recusarem a instalar com os famosos códigos de erro criptográficos que nos fóruns da Microsoft só atrapalham mais ainda se for buscar.

Como é uma quantidade interessante de parques de máquinas diferentes de clientes totalmente diferentes, ao menos aqui na empresa o HyperV pesa estatisticamente contra em relação ao ESX. E olha que de bug e interface web esquisita (peloamordedeus, estamos em 2019 e o negócio full ainda usa o Flash) o vmware não tem pouco.

[]s
Rafael