[GTER] Switch com MSTP - Ajuda

Shine eshine at gmail.com
Wed Oct 9 19:53:07 -03 2019

Tarcio, fico feliz que vc tenha resolvido o seu lab.
Certamente se você quer que os switches se comportem como desejado eles tem
que estar na mesma Region, portanto ter o mesmo Name e Revision é
obrigatório.
E o MST faz a detecção de loop por Instance, então se vc tem duas portas de
um switch conectando com outro switch na mesma Instance, isso determina que
existe um loop e vai ter o corte na porta de maior custo.
Agora, se vc tem duas VLANs em instâncias distintas cada uma passando por
duas portas distintas, elas não cortam, não importa o custo que você tenha
- se não existe loop, não existe corte. Para ilustrar eu fiz uma config
simples abaixo:
sw27#sh run | sect span
spanning-tree mode mstp
!
spanning-tree mst configuration
   name inicio
   revision 1
   instance 10 vlan  1010
   instance 20 vlan  1020
sw27#sh run int e47-48
interface Ethernet47
   speed forced 10000full
   switchport trunk allowed vlan 1010
   switchport mode trunk
interface Ethernet48
   speed forced 10000full
   switchport trunk allowed vlan 1020
   switchport mode trunk
   *spanning-tree cost 200*
sw27#sh span mst 10
##### MST10   vlans mapped:    1010
Bridge        address 001c.7314.0b92  priority      32778 (32768 sysid 10)
Root          address 001c.7314.08f8  priority      32778 (32768 sysid 10)

Interface        Role       State      Cost      Prio.Nbr Type
---------------- ---------- ---------- --------- --------
--------------------
Et47             *root       forwarding 2000*      128.47   P2p

sw27#sh span mst 20
##### MST20   vlans mapped:    1020
Bridge        address 001c.7314.0b92  priority      32788 (32768 sysid 20)
Root          address 001c.7314.08f8  priority      32788 (32768 sysid 20)

Interface        Role       State      Cost      Prio.Nbr Type
Et48             *root       forwarding 200  *     128.48   P2p
sw27#

Eu fiz em dois switches reais, mas para quem quer estudar isso, dá para
baixar imagens virtuais de switches e montar um lab virtual para testar
configurações mais interessantes.