[GTER] IPv6 Tp-link 820n

Lista lista.gter at gmail.com
Wed Oct 2 16:05:36 -03 2019

Em qua, 2 de out de 2019 às 15:44, Fernando Frediani <fhfrediani at gmail.com>
escreveu:

> [...]
> não possuem a menor compreensão do conceito de Prefix Delegation para
> deliberadamente configurarem isso ou necessidade disso. Para resolver o
> problema que estamos discutindo aqui é com a utilização de Access Points
> que por acaso trabalham por padrão e não de Roteadores cascateados.
> Outra função que pode haver em firmwares de rotadores comerciais é a de
> transformá-lo facilmente em um Access Point. Seria bem mais útil do que
> trabalhar com Prefix Delegation em uma rede doméstica.
>
> Não vejo questão de complexidade( muito mais simples o dhcpv6 do que
nd-proxy), já que isto pode ser feito com dois cliques em tela pelo cliente
e um how to simplificado resolveria o problema, claro que isto deverá ter
uma grande cooperação pelos vendors.
Entretanto vejo que a principal função do roteador(rotear pacotes entre
diferentes redes), irá ser perdida, então é muito mais fácil e simples,
talvez, comprar os repetidores que no final o resultado será o mesmo e
custo menor e servirá somente como AP bridge, conectado diretamente no WiFi
da CPE.
Enfim, novamente, na minha opinião não vejo coerência em um roteador que
não suporta DHCPv6-PD em sua LAN, para que outros routers secundários
consiga estender a rede de modo segmentado e automatizado pelo função do
próprio protocolo e agregados, e a utilizar-se dos recurso do IPv6.

> [...]
> padrão adotado pela maioria das pessoas, mas não é obrigatório que seja
> apenas /56 e não há absolutamente nada errado em alocar outros tamanhos
> de Prefix Delegation, inclusive há documentação que ambos os tamanhos
> são igualmente válidos. O que é errado é alocar apenas 1 x /64 como
> algumas operadoras fazem o que acaba impedido o usuário de automatizar o
> deploy de de múltiplas redes atrás de uma CPE e por consequência
> limitando a utilização do IPv6 nesses cenários.
>
> Fernando
>
> Sim, concordo que isto não é uma obrigação e sim mais uma recomendações
pela comunidade, até mesmo adotada pelo próprio NIC-BR.
Uma pergunta, se você disse que o cliente mal sabe o que é IPv6, como ele
vai fazer esta automatização da utilização de múltiplas redes?