[GTER] Ferramenta para limpeza de IP em blacklist

Lacier Dias lacier at vlsm.com.br
Fri Mar 22 15:58:55 -03 2019

Boa tarde amigos desculpem a demora, estou dando aula esta semana.

O Wallegarden é uma ferramenta diferente do que existe no mercado e o novo cousa mudanças e fico muito feliz de vocês fomentarem o debate. Sempre ajuda a melhorar.
Os testes feitos são a visão da ferramenta para com o ASN e isso inclui os IPs que principalmente os provedores entregam para seus clientes e estes na sua grande maioria não estão aplicando os cuidados necessários, contudo o dono do ASN é quem recebe a avaliação e não o cliente com um /29 ou mesmo um /32, e este sim provavelmente está causando o real problema.

Com relação ao funcionamento do teste, o banco de dados do walledgarden concatena diversas bases e coletores de lixo que são atualizadas a cada 9 minutos, então o teste não é feito para o ASN e sim para o banco de dados. Ele usa o numero do ASN para pegar os blocos de IPs e ai os amigos acharam um problema que foi testar ASN que não tem IP e ele apresentar um resultado. OK, isso ja está reportado para o suporte e estão verificando.
Depois dele descobrir os blocos de IPs, ele verifica a quantidade de repetições dos IPs no histórico do banco de dados, verifica quantas vezes os IPs deste ASN apareceu nas ultimas duas semana, analisa se tem portas conhecidamente vulneráveis abertas, route leaks, mikrotik e outros roteadores com versões vulneráveis, minerador de bitcoin, hijacks, amplificadores de DDoS, central de controle e comando, bots e até mesmo se ele possui neste momento IPs na lista de lixo do serviço. Tudo isso é analisado no banco de dados e após a analise ele gera uma resposta da visão dele sobre o ASN.

Porem não podemos esquecer que o bloco embora fracionado e entregue para os cliente ele tem um responsável técnico que tem que cuidar dele, mesmo que o cliente esteja fazendo a besteira, quem vai ser notificado é o detentor do ASN. Pensando nisso a meta do teste de nivel de segurança é mostrar de forma mais simples e menos técnica a visão da ferramenta para os IPs do ASN testado, não de denegrir ninguém e sim de alertar sobre problemas no seu bloco de ips que podem não está sendo observados.

Para saber algumas coisas você pode usar o https://radar.qrator.net/ que faz parte das analise que o walledgarden faz e já pode te dar um norte.

Com relação a ASN que ainda não estão na tabela de roteamento, ja abri um chamado e estão verificando, sendo assim quando responderem eu compartilho com vocês.

Grande Abraço.

 Atenciosamente,
 Kind regards,

Profº Lacier Dias

"Se quer andar rápido, ande sozinho. Mas se quer andar longe, ande com alguém ao seu lado. - Ratan Naval Tata."
"A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. – Steve Jobs"