[GTER] IPoE + Option 82 com Mikrotik

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Mar 21 18:13:51 -03 2019

Olá Renan

Com Mikrotik esquece. Não há funcionalidades suficientes para esse tipo
de operação nele na atual versão de firmware. Há quem diga que tenha
feito funcionar com scripts e algumas magias, mas por ora creio que
sejam apenas boatos. Uma das razões é que o DHCP Server com Radius no
RouterOS não utiliza como ID a informação que vem do Option 82 mas sim o
MAC Address.

Eu já tive DHCP 'vanilla' em ambiente de ISP em alguns cenários e
funciona, porém não recomendo pois não é tão palatável pois requer-se
fazer uma série de proteções tanto no Layer 2 quanto no Roteador e sem
uma automação bem sofisticada e integração com sistema de gerência não
escala.

A única esperança que RouterOS venha suportar IPoE talvez seja na
próxima versão major se a parte de PPPoE/IPoE for baseada em accel-ppp e
tenha isso nativo na interface. Enquanto isso suas opções são uma
máquina Linux com Accel, Huawei NE20, e outros equipamentos que fazem
nativamente.

Uma última nota: agora no VyOS 1.2.0 o PPPoE é baseado em accel-ppp
porém o CLI ainda não tem suporte à IPoE. Pelo que pude ver no sistema
de desenvolvimento deles isso parece estar à caminho então quem sabe
será outra opção mais pronta para uso.

Fernando Frediani