[GTER] Uso de IPv4 nos enlaces ponto a ponto

Alexandre Silva Nano alexnanow at gmail.com
Fri Mar 8 09:32:11 -03 2019

Em sex, 8 de mar de 2019 às 08:42, Délsio Cabá <delsio at gmail.com> escreveu:

> Caros,
>
> Poderiam clarificar
> - qual a necessidade de ter um IP Publico na interface loopback?

Vai depender exclusiva e unicamente da sua necessidade. Se esse router
precisa de acesso à internet diretamente, ou vc dá um IP público a ele ou
faz NAT com IP privado. É interessante também se deseja fazer NAT dos seus
clientes diretamente do roteador, apesar do CGNAT ser bem melhor nestes
casos. Vai da sua necessidade.

> - se posso usar um /31 para ponto-a-ponto?

Sim. Depende do vendor. A maioria já aceita blocos /31 em suas interfaces
de enlace. Só tem que ter cuidado com a organização de utilização dos IP's,
pois pode atrapalhar no futuro.

--
Att, Alexandre Silva Nano

Analista de Tecnologia da Informação e Comunicação

Perfil LinkedIn: http://br.linkedin.com/pub/alexandre-silva-nano/33/59/77a