[GTER] Overhead Link Dedicado

Rômulo Silva romulo.silva at gerenciatec.com.br
Wed Jan 30 14:25:48 -02 2019

Na verdade eu acho que se o Bruno botar no pau, tudo vai depender do
contrato. Se ele contratou *link* de 10Gb, então ele tem chances de ganhar
argumentando pelo lado que eu expliquei (o monte de contas anteriormente),
mas ainda assim não sei se daria muito certo. Se ele contratou uma porta de
10Gb, ele certamente vai perder.

Uma porta de 10Gb trafega, no melhor caso, 180Mb a menos do que uma queue
de 10Gb num enlace de 20Gb ou mais.

Mas ainda assim, no final das contas, ele vai ganhar só esses 180Mb de
tráfego se trocar pra uma porta melhor com queue. Ou seja, vai de 9.6 pra
9.8Gb, o que dá meio carro por ano... só que a outra metade do carro é
indispensável ser "desperdiçada" pro correto funcionamento do resto da
"nave espacial" que são os 9.8Gb :)

E não acho boa a justificativa de dizer que ele não tá usando 100% do link
o tempo todo. Certamente isso não é bom, mas num cenário caótico onde ele
precise estrangular o link dele por algum tempo (tipo queda de outro link e
só sobrar esse), é melhor estrangular a 10Gb (ou 9.8Gb) do que a 9.6Gb.

Pede uma porta de 40Gb, diz que você tá querendo se preparar para futuros
upgrades, ou uma agregação de 2x10Gb alegando que você quer redundância de
porta. Você terá algo mais robusto e de tabela vai resolver o seu problema
de banda (bem, quase vai resolver). Acho difícil você ter sucesso pedindo
downgrade.