[GTER] Overhead Link Dedicado

Rômulo Silva romulo.silva at gerenciatec.com.br
Wed Jan 30 10:53:37 -02 2019

Só uma correção na minha conta: o preâmbulo + inter-frame gap somam 20
bytes, não 84, como eu disse (o 84 vem de outra conta, deixa pra lá).

1500 bytes de IP + 18 bytes de layer 2 (dst/src mac, eth-type, FCS) + 20
bytes (preâmbulo + FSD + gap) = 1538 bytes efetivos por frame

10.000.000.000 bits (velocidade da porta) / 1.538*8 (tamanho do frame em
bits) = aproximadamente 812.744 frames por segundo

Agora multiplica 812.744 pelo que você quiser (em bits) pra saber o valor
real trafegado.

812.744 * 1.500 * 8 = 9.752.928.000 = aproximadamente 9.75Gb de tráfego
contabilizado na sua interface, encapsulando TCP/IP

812.744 * 1460 * 8 = 9.492.849.920 = aproximadamente 9.49Gb de payload útil
(dado puro, sem nenhum encapsulamento)

Se você descontar os 20 bytes de preâmbulo + FSD + gap, a conta vira
10.000.000.000 / 1518*8 = 823.452 frames/s

823.452 * 1500 * 8 = 9.88Gb de tráfego, o que é consistente com o que o
Tiago SR disse sobre o overhead TCP/IP ser de aproximadamente 1.3%.