[GTER] CGNAT A10

André Carlim andre at stubnet.info
Tue Jan 29 10:36:49 -02 2019

Tá mas, cada b-ras não tem um "pedaço" do prefixo de cgnat? Eu imagino que os IPS públicos nem precisam ser anunciados para sua caixa de nat, aí vai sobrar o que, uns poucos blocos /21, /20 talvez Bruno?

P.S.: desconsidere se estiver entregando pool centralizado via radius (ou qualquer outro método).

Mas pense que se você está usando cgnat, o mais simples (e funcional) seria deixar o pool de nat (o 100.64/10) "repartido" em cada b-ras. Claro você pode estar com algum vendor que suporta uma quantidade brutal de assinantes em cada caixa, mas mesmo assim, um /19 te dará 8k possibilidades por caixa, que já é um exercente número, e terá apenas uma entrada na tabela de roteamento!