[GTER] Anel Óptico

Thiago Rheinheimer Costa thiago at tryideas.com.br
Mon Jan 28 17:30:38 -02 2019

Boa tarde Rafael.
Eu iria sugerir usar rede roteada e OSPF + MPLS no seu backbone, e não
fechar vlan tudo com um ponto central pra não ter overhead e processamento
desnecessário. No pop a cabeça da rede fazendo o roteamento ospf+mpls, um
concentrador/client edge (que busca a autenticação em um ou mais radius) e
um switch de acesso onde ligaria os equipamentos de última milha (rádio,
olt, etc).
Repetindo um professor que diz sempre que o poder da internet está na sua
descentralização (é pra isso que ela foi concebida pelo DARPA, para que a
rede não parasse caso um único lugar fosse explodido), então não faria tudo
concentrado em um único ponto inclusive o link da operadora iria contratar
em mais de 1 pop pra não ter um único ponto de falha causando a queda de
todos os clientes, e inclusive não contratar todos os links de uma única
operadora.

Mas não sou experiente nisso, os participantes mais experientes que me
corrijam e se puderem deem maior contribuição.

Att.
*Thiago Rheinheimer Costa*

<http://www.tryideas.com.br/>

41 4063-7293    Curitiba