[GTER] [BPF] Jumbo-Frame ATM IX.BR

T. Ayub listas at ayub.net.br
Mon Jan 21 18:53:39 -02 2019

Aloha Fischer,

Aproveito o ensejo para para antecipar duas confusões comuns nessa
discussão e antecipá-las:

*1) "Mas o MTU da internet é 1500"*

Não senhor. Todas as ofertas profissionais de trânsito IP comercializadas
há anos são em jumbo frame. Pessoalmente participei da ativação de portas
de trânsito IP com TI Sparkle, NTT, Telia, GTT, Cogent, GlobeNet, Algar,
Vogel e todas foram com MTU de 9000 com apenas a exceção da Sparkle que é
4440.

*2) "Mas será necessário todo mundo escolher o mesmo MTU e isso não é
possível"*

Nunca existiu a necessidade de consenso de MTU. Na internet temos vários
dispositivos diferentes conversando entre si com MTU diferente e tudo
funciona. Seu servidor web provavelmente tem MTU de 1500 e o visitante de
seu site num xDSL com PPPoE provavelmente tem um MTU menor do que isso.
Dentre os Tier-1 há diferenças de MTU como da Sparkle (AS6762) que citei
que no circuito que me foi entregue em São Paulo tem MTU que é menos da
metade das demais Tier-1 com que me relacionei (GTT, Telia, Cogent, NTT).

*3) Mas e o packet loss?*

E o PT? Sem whataboutism. Os protocolos de anti-congestionamento do TCP
auto-negociam o bit rate na presença de packet loss no sentido de evitá-lo.
Isso não é discussão de MTU. E ainda assim, mesmo em redes em rádio enlace,
que packet loss é defeito em sua rede. Como raios os Tier-1 têm backbones
internacionais com jumbo frame e você com sua rede metropolitana ou o IX
não podem ter?

*4) Mas não tem vantagem interessante nem killer app para o jumbo frame.*

Tem sim: a possibilidade de saturar a banda de uma única conexão TCP mesmo
com latência alta típica de endpoint internacional. Essa configuração
permite que a velocidade máxima de seu link seja atingida e mais banda útil
seja passada pelo mesmo circuito, sem contratar mais capacidade, apenas com
essa configuração.

E mais uma vez: se todo o trânsito IP da internet nacional e internacional
já está em jumbo frame, por que justo o IX.br tem que ser o menor MTU de
nossas redes?

Abraços,

Ayub
--
*Twitter*: https://twitter.com/Ayubio
Canal no *YouTube* "Eu faço a internet funcionar":