[GTER] Sobre Logs de Identificação de Usuários em CGNAT

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri Jan 18 23:54:37 -02 2019

Gabriel, tem 2 pontos a se levar em conta ai:

1 - O primeiro é o que foi comentado anteriormente. Se vier sem porta de
origem não tem muito o que fazer além de tentar explicar da forma mais
didática possível para um leigo que é materialmente possível identificar
o usuário sem essa informação. Mas não apenas isso, explicar também que
o Provedor de Acesso cumpre integralmente a obrigação dele e é
imperativo que o Provedor de Aplicação também faça para que a
identificação seja possível, pois essa é uma das confusões mais comuns
que se pode encontrar hoje em dia.

2 - Essa questão de quem pode solicitar acesso aos dados é uma questão
controversa na área do Direito. O Marco Civil diz de uma maneira
bastante clara e que não deixa dúvidas no Art. 10 e no Art. 13 que
qualquer disponibilização de registros é precedida da ordem judicial, ou
seja, do juiz apenas e não do promotor, do delegado ou de quem mais for.

Ou seja, se alguém deles que não seja o juiz vier requisitar essas
informações diretamente o que eu costumo recomendar é: explicar para a
autoridade essa questão, citar o MC, pedir a ela que faça a solicitação
ao juiz e mostrar boa vontade dizendo que se dispõe a adiantar a coleta
dos dados para tão logo receba o despacho do juiz você terá as
informações prontas para serem entregues para agilizar o processo.

Mas ... existe uma outra interpretação que de que existem outros
instrumentos legais contidos em outras leis que dão à esses outros
agentes do Estado além do juiz o direito de requisitar essas informações
sem a necessidade de solicitar ao juiz. Eu particularmente refuto essa
possibilidade pois o MC é bastante claro e específico sobre isso, então
vale como está nele. Por isso na dúvida a empresa deve fornecer essas
informações ao Advogado que faz a assessoria jurídica para a empresa e
seguir a interpretação que ele passar.

Fernando Frediani