[GTER] Diferenca em % de uso total de banda IPv6 x IPv4

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Feb 6 14:22:02 -02 2019

Esse percentual é muito relativo a como é sua estrutura de IPv6, e como são
seus clientes.

Por exemplo:
Todos os seus peers de BGP tem suporte a v6?
- Ainda é comum que encontremos serviços de trânsito sem a necessária
qualidade, que não tem IPv6 disponível.
Como estão teus anúncios de em relação a toda internet?
- Na semana passada eu ajudei um cabra que tinha "esquecido" de anunciar os
blocos v6 dele para o trânsito.
Como estão seus servidores de DNS com relação a IPv6?
P.S.: Aqui a história é comprida, e e eu mesmo estou reconstruindo minha
opinião sobre isso.
      Mas tenho convicção que isso influencia significativamente.
- Sobre o que o José comentou, a maioria dos S.O.s preferem fazer a
primeira pergunta pelo DNS IPv6, então isso de alguma forma influencia o
tráfego IPv6.

Chutando um número mágico(se é isso que procura), numa rede com
predominância de clientes domésticos com IPv6 bem redondinho, pode
considerar que o IPv6 vai chegar nuns 30%...

Sobre o que não mandar para a caixa de CG-NAT
Eu pessoalmente não gosto de fazer CGNAT separado do B-RAS, mas colocar
numa caixa tem sido tendência.
Vale lembrar que além do IPv6, tem outras coisas que você não quer que
passem por cima da caixa de CGNAT.
a - Todo o tráfego de IPv6
b - Tráfego de IPv4 de clientes que recebem IP Válido.
c - Tráfego de IPv4 que vem de IPs inválidos(100.64/10) e vão para destinos
de tua rede interna.

Para todos eles, passar por dentro dessa caixa, vai adicionar uma latência
desnecessária.
Para todos eles, a caixa vai ter que lidar com um tráfego que não
precisaria...
  - no final isso significa economia para não ter que comprar caixa maior.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação