[GTER] Rotas "fantasmas" via level3/Centurylink

Roosvelt David roosveltdavid at hotmail.com
Tue Dec 31 19:31:36 -03 2019

eu tenho bastante problemas de anúncios com a L3/Centurylink ou quando meus transito tem upstream com eles.

ocorre principalmente quando eu tenho anúncios /24 que estão pela rota que envolve os ASes da L3/CTL. por vezes quando eu tenho de remover esses anúncios mais específicos e colocar rotas específicas por outros links eu noto os anúncios saindo pela L3/CTL em vários Looking Glasses quase 1h depois de ter tirado os anúncios e literalmente ter derrubado as sessões com eles. (e os outros transitos não exportavam os anúncios, quer seja por comunnities ou filtros)

e isso implica diretamente na performance de acesso dos clientes que relatam MUITOS problemas de acesso.

tempos atrás eu abri um chamado com eles e enviei várias telas de LGs demonstrando o comportamento. eles me relataram que fizeram algumas tratativas e realmente tive uma leve melhora, mas ainda cerca de 20 minutos depois de derrubar as sessões ainda aparece anuncio pela L3 perdido nas tabelas.

eu noto esse comportamento mais acentuadamente nas sessões com a L3 na região Nordeste do Brasil. sul e sudeste noto também, mas normalmente as rotas ficam “presas” por menos tempo.

eu sei que a atualização de rotas não é uma coisa instantânea, mas esse comportamento da L3/CTL sempre me deixou com uma pulga atrás da orelha.

até parece que a Level 3/CTL anda usando mikrotik com aquela versão de routerOS antiga que era bem conhecida por prender rota.