[GTER] IPV6 no cliente final - Qual a melhor pratica

Welisson Tome welissontome at gmail.com
Mon Dec 16 17:29:51 -03 2019

Olá Frediani,

Entendo seu ponto de vista, mas gostaria de levantar mais alguns pontos em
cima dos seus comentários;

- A questão do tamanho do prefixo, concordo plenamente,  que pode até ser
um /60, nada mais especifico que isto.

- Sobre o ponto abordado, em usar APs / Bridge, como vc diz é um ponto
muito complicado, pq o cliente mal sabe o que é IP, mesmo assim, não vejo
como um problema a implementação do PD, uma vez que isto é justamente para
gerenciar o lado cliente.

- Pq a CPE não deveria fazer DHCPv6-PD, na sua opnião? Não vejo que isto
irá onerar a CPE, ou qualquer coisa relativa a esta questão, e sim, mais
uma feature para que o IPv6 trabalhe melhor e como ele foi desenhado. Sobre
as CPEs não disponibilizar, vejo isto, como falta de cobrança técnica. Um
fato real, "*em conversa com um certo fornecedor de CPE, ele me disse pq
vou implementar, só você me pediu, ninguém está implementando isto". * Será
que não é falta de sermos mais exigente com os fornecedores?

- OpenWRT, é excelente para usuários com conhecimentos técnicos mais
avançados, o que não é a realidade em 90% dos casos, então, já descartaria
ele como opção para usuarios com conhecimento técnico mais limitado.

Minha opnião sobre bridge, seria a "melhor" solução,  se não quiser
"bater" de frente com os fornecedores da CPE para implementar uma feature,
que acho basica e essencial para o ambiente e uma melhor utilização do
IPv6. Caso contrario entregue um  /64 e pronto. Por qual motivo entregaria
redes maiores, já que os usuarios nem saberá que isto existe, exceto
corporativos.

Att,
Welisson Tomé