[GTER] IPV6 no cliente final - Qual a melhor pratíca

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Dec 16 14:16:57 -03 2019

Olá Welisson.
Vamos tentsr dividir em partes essa sua dúvida:

- A questão do prefixo a se entregar ao cliente residencial não é apenas
/56 mas também /60 (mimino recomendado pelo Broadband Forum). Ambos são
igualmente corretos e funcionais. O que não é correto é entregar um /64
apenas.

- A questão da CPE atras de CPE em ambientes residenciais e o double (ou
triple) NAT é de fato um problema. A melhor solução na minha visão é usar
todos os outros como access points (veja, access points e não roteadores)
ou seja, em bridge. Porém sabemos que para um usuário leigo configurar um
roteador em modo access point (bridge) é mais complexo pois requer-se
desligar o DHCP Server e alterar o IP de LAN nesses equipamentos e a
maioria dos firmwares não possi uma maneira mais fácil de se alterar isso
atraves de uma opção simples ou um pequeno botão esses problemas acontecem.
Apesar disso continuo considerando esta a melhor opção.

- Na minha visão uma CPE doméstica não deveria ter que se preocupar em
re-distribuir prefixos para outras CPEs embaixo dela através de DHCPv6-PD,
tanto é que a maioria não possui essa função.

- Por fim, em OpenWrt (e que poderia ser portado para qualquer firmware)
existe um modo que você configura a interface WAN/LAN paea detectar quando
não se recebe um Prefix Delegation para a LAN e apenas um /64 na WAN para
extender esse prefixo para a LAN através de NDP-Proxy.
Isso poderia auxiliar bastante os usuários desavisados que vão continuar
conectando o cabo da LAN da CPE principal no da WAN da secundária.
Já fiz o teste manualmente no OpenWrt e funciona corretamente.

Fernando Frediani