[GTER] RES: Bloqueios constantes do CADSUS

Arthur Bernardes arthur.bernardes1 at gmail.com
Fri Aug 30 13:55:52 -03 2019


Concordo com o tio Cleber Alves, o negócio é privatizar. Nunca vi um órgão público que tivesse um setor de tecnologia decente, quem dirá algum preparado para IPv6.

Corram para as colinas.

Atenciosamente,

Arthur Bernardes

-----Mensagem original-----
De: gter <gter-bounces at eng.registro.br> Em nome de Daniel Damito
Enviada em: quinta-feira, 29 de agosto de 2019 17:45
Para: gter at eng.registro.br
Assunto: [GTER] Bloqueios constantes do CADSUS

Boa tarde, pessoal.

Percebemos que diversos provedores atendidos por nós, sobretudo aos que possuem blocos de IPv4 no range 45.0.0.0/8, não conseguem acessar à alguns sistemas hospedados no AS28291 - Dep. de Informática do SUS - DATASUS.

Sempre que entramos em contato com eles através do e-mail suporte.rede at saude.gov.br, explicamos que estamos representando um provedor de Internet com milhares de assinantes, e não apenas um usuário específico.
Ainda assim, sempre recebemos uma resposta padrão pedindo dados que não fazem sentido para nós, operadores de rede, como CNS e CNES.

Após muita insistência e desgastes com os assinantes, nós precisamos pedir a colaboração de algum assinante ou unidade de saúde para nos passar estes dados pedidos pelo CADSUS. Estes dados não são passados facilmente pelo assinante ou pelas unidades de saúde. Eles costumam achar que o problema está sendo causado pelo ISP e que pedir estes dados é uma burocratização proposital de nossa parte.

Até que consigamos passar por todas estas etapas e resolver o problema, os provedores perdem alguns clientes que cancelam o contrato e ouvimos queixas de pessoas que são prejudicadas pela falta deste acesso. No final, a resposta é sempre a mesma: "O acesso ao site/sistema é permitido apenas a partir do Brasil". Ainda que tenhamos a geolocalização atualizada na Maxmind, cadastro no PeeringDB com nossa localização geográfica, alocação correta no nosso NIR (Nic.br), IRR e domínio .br, eles insistem que nossa geolocalização consta como errada para eles e precisam fazer uma correção manual recorrente, demorada e desgastante para os provedores.


Sendo assim, eu gostaria de saber da parte de vocês se este problema acontece também com os provedores administrados por vocês e com outros ISPs conhecidos também. Caso sim, vocês têm alguma sugestão de como podemos fazer com que eles mantenham seus filtros de geolocalização atualizados, por gentileza?


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*Daniel Damito *
Network Specialist

+55 (19) 98265-6429
+55 (19) 3307-0529
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