[GTER] CCR 1072 PPPoE

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Wed Aug 21 16:09:37 -03 2019

No passado eu já me aventurei num cenário dessa forma.

CCR recebendo todas as conexões em bridge e passando para todos os
concentradores (Essa bridge usava algumas regras de firewall nela mesma
em L2 para evitar loops e passage de quaisquer outros pacotes que não
fossem de conexões PPPoE estabelecidas ou em processo de inicialização).

Os concentradores fechavam um IBGP com essa CCR, e um script setava o
local-preference na sessão com o número de sessões atualmente ativas no
BRAS, dessa forma a CCR responsável pela bridge, sabia exatamente
quantas sessões haviam em cada BRAS.

Sabendo essa informação, essa CCR liberava os pacotes de inicio de
conexão PPPoE apenas no BRAS com menos sessões, e isso ia dinamicamente
se balanceando, na medida que as sessões subiam, o local-preference se
alterava e a CCR em bridge alternava a porta do concentrador.

Problema disso é que vc fica com um ponto único de falha.... tirando
isso funciona bem.