[GTER] Problemas com conexões entrantes IPv6 em CPEs

Gondim gondim at linuxinfo.com.br
Mon Aug 12 15:14:32 -03 2019

Buenas Frediani,

Gostaria de complementar seu e-mail com uma dica que fazemos aqui para
economizarmos IPv4 público para continuarmos crescendo enquanto o uso do
IPv6 ainda não é o padrão:

1º esse é o principal levantar o IPv6 na sua rede. Sessões BGP, OSPF,
CPEs, etc. Implantar IPv6 em tudo.

2º montar um servidor de CGNAT. Tenho um artigo pra ajudar aqui [1].

3º separe uma caixa B-RAS onde nela só vai ter IPv4 público e IPv6, sem
CGNAT. Essa caixa você vai usar para todos os assinantes que tem
problema com CGNAT, tipo como quem tem DVR por exemplo. Nós percebemos
aqui, que o universo de clientes com problemas com CGNAT é muito menor
em relação à toda a rede.

4º todas as outras caixas funcionando com IP de CGNAT 100.64.0.0/10 e
com IPv6. Com isso você vai economizar bastante seus IPs v4 públicos.
Nessas caixas fazer um roteamento baseado em PBR onde tráfego de CGNAT
vai para a caixa CGNAT e o tráfego IPv6 vai direto pra Internet.

Observar sempre a caixa CGNAT sobre o consumo nela (bps/pps), para em
caso de crescimento adicionar uma nova caixa. Quanto mais IPv6 os
assinantes usarem, menor vai ser o consumo nessa caixa de CGNAT.
Logicamente que para usarem IPv6 serão necessários que o assinante
esteja usando IPv6 e o destino do acesso também tenha suporte à IPv6.
Por exemplo não adianta o assinante ter IPv6 e acessar o site: globo.com
porque este ainda está em IPv4.   :)

Essa estratégia que estamos usando está funcionando e acredito que possa
ajudar outros. Mas o objetivo não é o CGNAT e sim ajudar na transição
para o IPv6.

[1] https://wiki.brasilpeeringforum.org/w/CGNAT_na_pratica