[GTER] Usuarios Online NE20 em php

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Fri Apr 26 10:20:47 -03 2019

Bom, não é regra, mais é minha opinião.

Monitorar conexões PPPoE de clientes residenciais usando ferramentas
como zabbix, é jogar poder computacional pela janela.

Quem está habituado a acompanhar a queue do cliente pelo winbox, não vai
ter o mesmo efeito em um zabbix por exemplo, e, se tivesse, o custo
seria altíssimo. Em geral o mais utilizado é a coleta a cada período de
60 segundos para este tido de dado via SNMP, o que não vai traduzir o
consumo em tempo real do usuário, que normalmente apresenta ocilações
máximas e mínimas em curtos intervalos de tempo.

Como mencionado uma caixa destas pode alacançar mais de 30k interfaces,
o que demandaria, muito processamento, memória e bastante espaço em
disco (dependendo do histórido e da frequencia de armazenamento das
coletas).

Se for o caso de aferir nomentaneamente a conexão de um cliente, eu
tentaria obter os contadores snmp específicos da interface do cliente,
em intervalos bem reduzidos, somente enquanto eu estivesse analisando
(similarmente ao que faz os gráficos de queues do winbox). Neste caso,
esta ferramenta seria uma atribuição do seu software.

Em 2019-04-26 08:58, Wagner Bento escreveu:

> [...]
>
> Boa tarde, Galera.
>
> Gostei da ideia de consultar diretamente na tabela do banco de dados
> radacct. Ja resolveu meu problema.
>
> Outra coisa .. aproveitando .. alguem possui template para o zabbix se
> conectar ao ne20 para acompanhar o consumo dos pppoe do ne20?
>
> Vi um projeto inacabado que busca essa idéia, mas nao sei como instalar.
>
> Um abraco e obrigado a todos.
>
> Juliano
>
> Às 22:24 de 23/04/2019, Thiago T. Faioli escreveu: Me parece que você já possui os dados necessários e lhe falta
 ferramenta

 juliano at giganet.net.py

> escreveu:
>
> Bom dia.
>
> Acredito que voces estejam acompanhando no grupo a minha saga com o
> NE20. Por fim, consegui colocar em producao o ne20 como pppoe da rede.
> Agora me deparei com outro problema, como conectar o meu sistema de
> gestao ao NE20 via php. Em realidade ja consegui conectar e executar
 os

> comandos telnet para ter acesso a lista de usuarios online, porém nao
> consegui formataçao. Ele conecta pega um texto puro e nao encontrei
 algo

> em comum que possa ser explitado.
>
> Agora vem a pergunta. Como voces verificam os usuarios online. Alguma
> dica em como fazer esse export? Possuem alguma ferramenta diferente
 que