[GTER] Como se antecipar ao downtime baseado na metereologia?

Ricardo Barbosa spiderslack at yahoo.com.br
Thu Apr 11 20:57:21 -03 2019

Boa noite.

Lendo seu e-mail me lembrei de um projeto que participei mas não era
para um serviço de telecomunicações, mas sim sensores em uma linha de
montagem. O que fizemos foi medir os dados dos sensores por um
período(não lembro agora o período), com isso teríamos dados estatistico
uma amostra de quanto em quanto tempo um sensor falharia. Com esses
dados aplicamos Testes de hipoteses e regressão linear para tentar
prever com quanto tempo um sensor falharia. Claro que a falha de um
sensor não se compara com o clima por ser um dado não deterministico.
Porém creio que lendo o que você escreveu talvez poderia ser feito
estatisticamente é por exemplo "com quantos milimetros de água ocorre
uma inundação", "qual a velocidade do vento para desalinhar uma antena"
sei la e um palpite. O problema e criar essa base de dados. Voce teria
que ter um centro metereologico na sua empresa, ou ainda pegar das
empresas que fornecem essas informações. Aqui no MS temos o site do
INMET talvez pegar esses dados e cruzar com a ocorrência de incidentes.
http://www.inmet.gov.br/sonabra/pg_dspDadosCodigo_sim.php?QTcwMg==

Att.