[GTER] Questão sobre IPv6 Pools e Alocações estáticas

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Apr 4 11:01:27 -03 2019

Olá Bruno e demais

Creio que a utilização de iBGP neste cenário não mude muita coisa com
relação à questão de desagregação. Se houver um número grande de
prefixos únicos de clientes eles serão enviados da mesma forma para a
Borda, o que não seria desejável a depender do número de prefixos. A
ideia passa por agregá-los em algum nível da rede, seja para não enviar
todos para a Borda ou para o OSPF e neste último caso onde possa causar
problemas em equipamentos mais limitados em questão de rotas mas que
desempenham um papel importante na arquitetura da rede como encaminhar o
tráfego de uma maneira mais ótima e sem dar voltas.

A questão do sistema de gerência acredito que não faz muita diferença
como isso é gerenciado. É interessante que ele aloque um prefixo fixo no
cadastro do cliente (não sei se todos os softwares de gestão já pensaram
nisso para IPv6), porém ao final o que importa é o atributo Radius que
ele vai enviar seja Delegated-IPv6-Prefix-Pool ou Delegated-IPv6-Prefix
e que vão definir o quão desagregado ou não será. Ai que entra a questão
principal: como e onde agregar para que seja escalável.

Fernando