[GTER] Dúvidas Vlans Bilaterais IX.BR

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Apr 3 16:28:14 -03 2019

On Wed, Apr 3, 2019 at 10:20 AM Douglas Fischer <fischerdouglas at gmail.com>
wrote:

> Uma dúvida sobre o IX.BR.
> Mais especificamente sobre Vlans bilaterais dentro das localidades do
> IX.BR
>
> - Sabemos que nas duas Vlans do ATM existe a limitação de MTU de 1500 Bytes
> L2.
> - Sabemos também que QinQ também não é permitido dentro das Vlans de ATM.
> - Também sabemos que tem uma série de protocolos que são proibidos dentro
> das vlans de ATM (Ex.: DHCP, CDP, MNDP, etc.)
>
> Agora vem a dúvida
> DENTRO DAS VLANS BILATERAIS
> a) Existe a limitação de MTU de 1500 bytes nessas Vlans?

Sim. Eu acho que isso poderia ser alterado em algum momento, pois o grande
problema de MTU que vejo é de interoperabilidade no ATM, mas a situação
atual é de estar limitado em todas as VLANs.

> b) É permitido fazer QinQ nessas Vlans Bilaterais?

Não. E isso pressuporia que já não se fizesse QinQ, quando isso é sim feito
em diversos casos.

> c) Existe alguma proibição de tipos de protocolos trafegados nessa Vlans?

Sim, podem ser apenas IPv4 e IPv6, frame types ARP(0x0806), IPv4(0x0800) e
IPv6(0x86DD).

Agora, há protocolos IP com capacidade de transportar outros protocolos...
VXLAN, iSCSI, IPSEC, EoIP, PPTP... o que você faz dentro do seu protocolo
IP, é seu problema, exceto em caso de ordem judicial de interceptação.

Rubens