[GTER] IPV6 Bradesco

Emerson Barea emerson.barea at gmail.com
Sun Sep 23 10:27:51 -03 2018

Senhores, bom dia.

Não afirmando que este é o motivo, mas dando uma ideia de possível causa
para este problema é a necessidade de fragmentação de pacotes.

Já peguei um caso bem interessante desses há algum tempo atrás e o problema
é que havia um firewall no meio do caminho bloqueando os ICMPs dos routers
que pediam para fragmentar o datagrama, por isso, algumas coisas eu
conseguia acessar, outras não (resumindo, datagramas pequenos passavam e os
grandes não, pois, tinha um router com redução de MTU no caminho, ele
mandava o ICMPv6 pedindo ao emissor para reduzir o pacote, mas esse ICMPv6
nunca chegava, pois, um firewall no caminho bloqueava.)

Esse pdf dá uma boa ideia do que estou falando:
https://labs.apnic.net/presentations/store/2017-10-25-xtn-hdrs-dns.pdf

Bom, o troubleshooting não é trivial, pois, precisa analisar os pacotes nas
duas pontas da rede (ou em partes diferentes) para ver se há pacotes ICMPv6
sendo enviados em algum ponto, dai tentando entender onde eles são
bloqueados.

Mais uma vez alerto que esta é apenas uma ideia do que pode estar
acontecendo.

Abraço.