[GTER] Firewall no ASN

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Sep 19 02:41:17 -03 2018

Olá Tárcio

Parabéns por receber o email e fazer a lição de casa ao menos
verificando se há alguma possibilidade da rede que você opera estar
sendo origem de ataques DDoS.
Esse, acredito, é o espírito de operar um ASN e a Internet, a
colaboração entre os diversos sistemas autônomos em benefício de todos.
Hoje é a rede que cuidamos que pode estar sendo origem de ataque, amanha
é a nossa rede que pode estar sendo destino daquele ataque. Quem dera
pudéssemos ter a essa colaboração entre ASNs cada vez mais estimulada.

Com relação à sua questão acredito que alguns colegas já deram a
direção. A minha é de bloquear ou no próprio BRAS se isso não onerá-lo
demais com as regras de boqueio. Também leve em conta que colocando em
cada BRAS a carga é também distribuída ao contrário de um único lugar
muito central na rede. Ou então colocando uma caixa no meio que como
citado pode ser L2 ou L3 (um switch mesmo pode realizar determinados
bloqueios de maneira eficiente). Na borda não é recomendável ter nada
nesse sentido.

Alguns pontos que valem mencionar são:

- Se a sua borda for Mikrotik qualquer regra de firewall faz ele perder
o Fastpath que é algo bastante importante no quesito de performance para
processando de pacotes
- Alguns tipos de bloqueios são "no brainer" como por exemplo
determinados tráfego que nunca deveriam existir na Internet como SSDP
(porta 1900/UDP) por exemplo. Existem também outros podem ser mais ou
menos discutíveis sobre a efetividade.
- E não dá pra esquecer nunca do BCP-38
(https://tools.ietf.org/html/bcp38) que já ajuda a eliminar uma boa
parcela dos possíveis ataques.