[GTER] Novo no Grupo - Dúvida com relação a algumas questões de Engenharia de Tráfego

Thiago Rheinheimer Costa thiago at tryideas.com.br
Tue Sep 11 09:41:36 -03 2018

Bom dia! Sou novo no grupo, como estou trabalhando com provimento de
serviços na Internet e prestando alguns tipos de serviços na área de Redes
eu comecei a participar do grupo para acompanhar as discussões e obter
informações.

Peço que me corrijam caso eu esteja descumprindo normas de moderação da
lista, é meu primeiro contato.

Recentemente tive um problema no transporte partindo da rede da Amazon para
uma infraestrutura dentro da Equinix, o que acontece: para uma faixa de IPs
o tráfego da Amazon não chega até nosso roteador. Nosso NOC informa que
esse tráfego quem controla como ele chega é a Amazon e informa que não há
problemas na nossa rede, e os proprietários destes serviços na Amazon abrem
chamado mas ficam dias e dias sem resposta.

Eu listei os ASes envolvidos, peguei o e-mail de todos no whois, e enviei
para eles, porém os únicos que responderam foram os proprietários do
serviço final que hospedam na Amazon, como Tiny ERP e Bling, que abririam
chamado na Amazon mas estão sem resposta ainda.

Vocês saberiam me dar a dica de como depurar a situação? Encontrar onde, em
que rede é a falha? Ligar no NIC.br? Pergunto isso porque digamos que eu
venha a ter uma situação dessas com outra Rede, e há a minha rede em uma
ponta e a outra rede na outra ponta, como faço para que os intermediários
tenham vontade de investigar situações como esta?

A falha é no tráfego da Amazon para uma única faixa de IP que detectei até
agora e que utilizo em alguns serviços.

Att.
*Thiago Rheinheimer Costa*