[GTER] Fwd: Duvida Tecnica

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Oct 31 18:01:34 -03 2018

Olá Flávio.

Vou responder sua dúvida mas posso estar equivocado em parte ou no todo
então os colegas podem me corrigir.

Acredito que talvez a sua questão seja em "emprestar" ou "alugar" parte
das suas alocações IPv4 para um outro ASN já que você não está utilizando.

Do ponto de vista legal/administrativo não há problema nisso, porém você
continua sendo responsável por tudo que for feito com as suas alocações,
inclusive responder eventuais demandas legais, técnicas ou
administrativas que chegarem. Do ponto de vista técnico acredito que
para que o outro ASN possa anunciar seus prefixos diretamente no ASN
dele seriam necessários algumas medidas extras. Não basta apenas que
você possua um contrato partícular com ele.

Se você não tem uso para suas alocações e ele sim, e se isso for
permanente é mais correto que você transfira esses recursos para ele.
Existe inclusive política que prevê a transferência definitiva de
recursos de numeração entre ASNs dentro da região do LACNIC apenas. Para
o LACNIC não importa se esses recursos foram vendidos ou cedidos, apenas
que haja concordância e o mais importante, que o ASN que está recebendo
os recursos justifique a utilização dele, senão corre o risco dele não
receber e de você perder os que possui, afinal de contas não está
utilizando eles e está sinalizando que está disposto a abrir mão disso.

Espero ter ajudado
Fernando