[GTER] Limites GPON - CTO

Tiago SR listas at tiagosr.com
Wed Oct 3 14:03:53 -03 2018

Primeiro passo é entender que CTO é só um passivo, não sabe nada de banda, só de luz. A limitação de banda é por porta PON da OLT, que conecta até 64 ou 128 ONUs (assinantes), dependendo do modelo, e tem a capacidade PHY de 2.5Gbps downstream por 1.25Gbps upstram no GPON.

Para aumentar a capacidade de oferta de planos em uma porta PON é a mesma coisa que provedores fazem no rádio: reduz a quantidade de assinantes nela, dividindo o que antes era atendido por 1 porta para 2 ou mais. Uma rede bem projetada permite mudar isso sem dor de cabeça.

Se colocarem só 16 assinantes por PON já daria para vender 500Mbps tranquilo, e arrisco dizer que até 1Gbps não teria problema (porque quanto mais banda, mais rápido libera a rede, e ninguém fica usando isso tudo direto). Com 8 assinantes por PON já é seguro ofertar 1Gbps, no meu ver, mas aí é 1 CTO por PON... Pra mim é loucura, não sei para as operadoras.

Já deve ter operadora implementando é XGPON para essas ofertas grandes. Ou então, podem ofertar até um limite seguro no GPON, digamos os 300Mbps, e quem quiser mais que isso recebe via Active Ethernet, que é basicamente PTP óptico, usando a porta de um switch ou uma porta PON, como as OLTs da Parks, por exemplo, possibilitam.

 ---- On Wed, 03 Oct 2018 11:43:56 -0300 Eduardo Rigler <erigler at gmail.com> wrote ----