[GTER] Anunciar CGNAT para OCA'S

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Nov 26 18:08:51 -02 2018

Palavras Chave:
IPv6, CGNAT, rastreamento de usuários

Título: Porque é interessante para as geradoras de conteúdo que você
anuncie os prefixos não nateados para os Caches delas?

Subtítulo: Seu CGNAT está atrapalhando a identificação dos usuários finais
dois grandalhões!
(Complementando a resposta anterior sobre anunciar 100.64/10 para caches)
(Resolvi adaptar um texto que rolou num Grupo de Telegram esses dias)

O que empresas de redes sociais (Ex.: Facebook e o Google, etc.) vendem?
Propaganda! E propaganda altamente direcionada!

E como eles fazem isso?
Cruzamento de dados para traçar perfil dos usuários.

P.S.:
Sei que existem milhares de técnicas avançadíssimas de cruzamento de
cookies e etc...
Mas essas técnicas em relação ao rastreamento do IP não são excludentes e
sim complementares.

Exemplo bem simplório:
Através de mecanismos de logs e estatística
 - Eles sabem que o IP x buscou o arquivo SmartTv49Pol.jpg que é
relacionado a televisão.
 - Eles sabem que o usuário José está no IP X.
Logo eles concluem que o José está interessado em Televisão.

A mesma coisa com consultas DNS.
(Ou vocês acham que o Google, Cloudflare, etc, disponibilizam NS porque
eles são bonzinhos?)
 - IP tal solicitou uma resolução do nome www.booking.com
 - Eles tem registrado que o João está no IP tal.
Logo eles concluem que o João está interessado em viajar.

Tá e oque o IPv4, o CG-Nat, e IPv6 tem a ver com isso?
Tudo!

Atrás de um CPE tem em média 4 usuários finais(uma família).
Em um ambiente de CG-NAT 1:32, teremos 32 CPEs atrás de um IP válido.
São +/- 120 usuários finais atrás de um único IPv4 válido na Internet.

Então, naqueles exemplos em que eles sabem que o IP que está interessado em
comprar televisão ou em viajar.
A assertividade de usuário final já cai de 25%(4 usuários por IP válido)
para 0,83%(12 usuário por IP válido)
 - Qual desses usuários quer comprar TV para eu mostrar um Banner da
americanas.com para ele?
 - Qual desses usuários quer viajar para eu mostrar um anúncio patrocinado
do AirBNB para ele?

Aí você deve estar dizendo:
"Tá meu caro, mas que viagem! E oque anunciar 100.64/10 para os Caches tem
a ver com isso?"
E eu respondo:
"Ora Ora, marminino..."
  Situação A) O GGC registra que o IP 200.10.20.30 baixou o vídeo sobre
"Fernando de Noronha"
  Situação B) O GGC registra que o IP 100.64.10.10 baixou o vídeo sobre
"Fernando de Noronha"
Qual das duas situações você acha que é mais fácil de saber que o usuário
Douglas está querendo ir para Fernando de Noronha?

Essa pra mim é fundamentação da teoria pela qual eu acredito que seja
interessante os Caches atenderem rede da RFC 6598, 100.64/10.

E sendo assim, faz muito mais sentido então que essas empresas queiram
saber mais especificamente ainda qual o usuário.
E implementar o IPv6 vai dar esse recurso para elas.
Portando eu creio que em algum tempo iremos ver as políticas relacionadas a
entrega de Caches se arrochando no aspecto do IPv6.