[GTER] Status Implementação RPKI NIR NIC.BR

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Wed Nov 21 14:46:38 -02 2018

Ressuscitando o tópico:

Atualmente a região do LACNIC é a que mais tem registros de RPKi
inconsistentes(+/- 1200).
Pelo que li sobre ao assunto, muito disso decorreu de fatores como:
 - No início havia uma falta de conhecimento/entendimento do publico alvo
que fazia os cadastros dos registros.
 - Também no início a ferramenta não ter "travas anti-dummies" tão bem
elaboradas, permitiu que o usuário cadastrasse certas incoerências.
   (Se fizermos o comparativo com certificados SSL, isso tipo de equívoco
também é muito comum.)

Com isso em mente, aproveito para perguntar à equipe do NIC.BR se existem
ações para evitar esse tipo de problema.
 - Treinamentos?
 - Interfaces mágicas desenvolvidas por alquimistas e videntes que
impossibilitem que cometamos equívocos grosseiros?

Apesar de, se comparado com o resto do mundo, estarmos um tiquinho para
trás, eu tenho dito que temos a vantagem de já ter toda a bagagem de erros
dos outros RIRs/NIRs nessa questão e não cometê-los. Sinceramente acho isso
uma vantagem BEM considerável.

Agradeço a resposta desde já.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação