[GTER] IX - ATMv6 - Pacotes Broadcast(multicast) corretamente esperados

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon May 14 10:04:40 -03 2018

Renan,
de cara eu confesso que até fiquei um tiquinho indignado com sua sugestão.
Mas lembrei da curca de Dunning-Kruger e voltei a dar uma olhada na rfc.
E agradeço a sugestão.

      Source Address
                     Either an address assigned to the interface from
                     which this message is sent or (if Duplicate Address
                     Detection is in progress [ADDRCONF
<https://tools.ietf.org/html/rfc4861#ref-ADDRCONF>]) the
                     unspecified address.

E a conclusão que cheguei é que continuo sem entender exatamente o que
acontece.

Eu me lembro de ter lido em alguma das RFCs relacionadas a IPv6 que a ordem
de precedência de escolha do endereço a ser utilizado é sempre do maior
escopo DISPONÍVEL para o menor...
 - 1º Global Address
 - 2º Unique Local Address
 - 3º Link-Local.
A não ser que as camadas superiores definam o endereço de origem.

Na prática, o que eu andei vendo na rede do IX (multi-vendor e bem
heterogênea)é que:
    (Informação baseada no EUI, mac pode ter sido clonado)
 - Os servers do NIC sempre usam Global Address como source para Neighbor
Solicitation.
 - A maioria dos Cisco e dos Huawei usam o Global Address como source para
N.S.
 - Uma pequena parte dos Juniper usam Global Address como source para N.S.
 - Praticamente todos os MK(routerboard) usam LinkLocal como source para
N.S.
   - Os que usam Global Address, acho que estão com mac clonado. TTL indica
isso.

E agora? Oque significa isso?
- Que nessa parte(qual source será usado) existe um ponto de livre escolha?
- Vendors que não estão em compliance com alguma das RFCs envolvidas?
- Existem configurações em cada vendor que colocariam isso dentro dos
conformes?