[GTER] CGNat + Games = Desconexões

Joelson Vendramin jtvendramin at yahoo.com.br
Fri May 11 08:19:00 -03 2018


Fernando,

Apoiado!
Às vezes penso que estou "pregando sozinho no deserto".

Sds,
--Joelson Vendramin 

    Em quinta-feira, 10 de maio de 2018 18:33:48 BRT, Fernando José <nandograva at hotmail.com> escreveu:  
 
 E quando acabarem seus ips? Pode ser que em seu AS ainda esteja em tempo de "vacas gordas" no momento, mas e quando não estiver?

Penso que a solução não seja essa, isso continua sendo um paliativo, resolve de momento, mas futuramente esse problema volta em uma dimensão bem maior.

Fernando.

Em qua, 9 de mai de 2018 16:45, Gustavo Zanatta <zanatta at ultranet.inf.br<mailto:zanatta at ultranet.inf.br>> escreveu:
Eu resolvo na hora isso.

Ja vendo um ippublico pro cliente, resolve o problema dele , e o meu $$.

simples assim


Em 09/05/2018 14:04, Davi Nunes escreveu:
> Deu uma bela andada o tópico srrs
>
> Em relação ao que falei, clientes que estão dentro do CGNAT entrarem em contato e dai você colhe as informações e verifica a partir disso a melhor solução para ele, ficar fora do cgnat OU ficar em um cgnat mais especifico para essa finalidade.
>
>
>
> Chegou a verificar se a entrada e saída para o servidor esta indo pelo mesmo caminho ou ip? (verificou se alguém mais que faz o mesmo trajeto esta tendo problema similar?)
>
>
> Por que digo especifico, a exemplo do que foi citado ai, que teve alguns que só conseguiram jogar por esta no cgnat, tudo implica na saída, se alguém brincou com o endereço de ip em questão e recebeu um lock no servidor do jogo(qualquer jogo/servidor), vai conseguir em alguns casos até logar, porem a conexão não vai muito adiante. Então, o que lhe resta pra casos onde o ip esta com alguma restrição em servidor de jogo é, a mais viável, colocar outro ip para a saída, já que seria inviável o dialogo até o desbloqueio do mesmo.
>
>
>
> Quanto ao pronunciamento da Sony, isso soa claro como tirar a culpa deles e jogar pra quem não tem, fora que, se não estou engando, isso não está ferindo um dos requisitos que é exigido para AS (em qualquer lugar do mundo), principalmente agora com o fim do ipv4..
>
>
>
>
>
> Atenciosamente,
>
>
>
>
>
>  Davi Nunes de Melo Cahet
>
> Supervisor Geral
>
> davi at alphaconecta.psi.br<mailto:davi at alphaconecta.psi.br>
>
> 82 9.9300-0000 (VIVO)
>
>
>
> N.O.C. - Alpha Conecta LTDA
>
> noc at alphaconecta.psi.br<mailto:noc at alphaconecta.psi.br>
>
>
>
> Alpha Conecta LTDA    - Unidade Arapiraca [Matriz]
>
> www.alphaconecta.psi.br<http://www.alphaconecta.psi.br>
>
> 82 3522-3430      |      82 9.9633-5145 (TIM)
>
> R. Dois de Fevereiro, 447 - Brasília, Arapiraca - AL, 57313-060
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
> ---- On Qua, 09 mai 2018 11:53:36 -0300 Márcio Elias Hahn do Nascimento <marcio at sulonline.net<mailto:lt%3Bmarcio at sulonline.net>> wrote ----
>
>
>
>
> Assino embaixo!
>
>
>
> Em 2018-05-09 11:41, Rogerio Mariano escreveu:
>
>
>
> > Olá Marcio,
>
> >
>
> > Eu trouxe as informações apenas para ampliar a visão do debate, mas em
>
> > termos simples, o que acontece é: a Gaikai não está nem aí e vai continuar
>
> > dessa maneira até que eles entendam que o seu road-map esteja pronto para
>
> > ir para IPv6 (sem levar em conta o que o usuário final da PSN pensa ou
>
> > não). Uma mancada para uma empresa do tamanho do grupo da Sony, que
>
> > inclusive já foi pressionada por outros grupos por isso, mas ela não liga,
>
> > segue o que entende ser certo na sua concepção, e por fim acaba que do lado
>
> > do usuário fica a reclamação e do provedor o "mico" na mão. Resumo: murro
>
> > em ponta de faca, inclusive o debate desta thread.
>
> >
>
> > Saudações,
>
> >
>
> > RM
>
> >
>
> > Em 9 de maio de 2018 11:18, Márcio Elias Hahn do Nascimento <
>
> > marcio at sulonline.net<mailto:marcio at sulonline.net>> escreveu:
>
> >
>
> > Muito boas as informações, mais o foco da discussão é outro.
>
> >
>
> > 1 - Descaso com a implementação do IPv6.
>
> >
>
> > 2 - Respostas politicamente "anti-ipv6" e a favor de um protocolo com
>
> > recursos esgotados.
>
> >
>
> > E reforçando o que coloquei em um e-mail anterior nesta mesma thread.
>
> >
>
> > A Microsoft sim, suporta IPv6, ótimo não! Mais e os "coleguinhas" de
>
> > jogatina que estão conectados em outros ISP's que não fornecem IPv6, não
>
> > conseguem se comunicar entre sí.
>
> >
>
> > Isso acaba forçando a desativação do IPv6 por parte do cliente.
>
> >
>
> > Fiquei profundamente decepcionado ao ver a mensagem "SEM NAT" não
>
> > funcionar, e ter que partir para "NAT ABERTO".
>
> >
>
> > Em 2018-05-09 10:16, Rogerio Mariano escreveu:
>
> >
>
> > Caros Colegas,
>
> >
>
> > Toda vez que quiserem utilizar uma referência em detrimento a prefixos para tratar problemas na PSN ou qualquer cisão na rede da PlayStantion/Sony
>
> > vocês podem utilizar as seguintes informações:
>
> >
>
> > * Lembrando, o ASN da PlayStation é o AS33353 e a empresa que cuida é a
>
> > Gaikai, Inc - www.gaikai.com<http://www.gaikai.com> [1] [1 [1]] (que é uma divisão da Sony que cuida da PSN e fica em Aliso Viejo na California)
>
> >
>
> > https://www.peeringdb.com/net/3347
>
> >
>
> > https://bgp.he.net/AS33353
>
> >
>
> > http://irrexplorer.nlnog.net/search/33353
>
> >
>
> > https://radar.qrator.net/as33353
>
> >
>
> > A Gaikai é a empresa que controla a Sony Cloud Gaming Engineering and
>
> > Infrastructure (CGEI) onde esta a PSN.
>
> >
>
> > *Vejo sempre muitas reclamações aqui sobre problemas com a PSN. O fato
>
> > atinente é que o AS33353 ou Gaikai não tem nenhuma Private Peering
>
> > Facilities ou "Interconexão" na America Latina ou Caribe. A Gaikai não é
>
> > uma empresa brasileira ou constituída aqui, portanto vocês acessam o
>
> > serviços dela lá fora.*
>
> >
>
> > Ou seja, não estão em nenhum ponto do IX.br ou qualquer outro empresa da
>
> > Interconexão (exemplo, Equinix) por aqui ou na nossa região (pelo ao menos ainda).
>
> >
>
> > Eles estão nos EUA (em vários IXPs e Facilities), Reino Unido
>
> > (Londres/LINX), Japão (Toquio/JPIX), Alemanha (DE-CIX) e França
>
> > (France-IX) somente.
>
> >
>
> > Infelizmente, o contato é "queixo-duro", mas acredito que isso seja ainda
>
> > uma política da empresa. Torcemos para que eles melhorem.
>
> >
>
> > Abaixo uma resposta feita pelo Gerente de Chris Costa em um trabalho
>
> > conjunto, onde indaguei a ele sobre esses problemas.
>
> >
>
> > <https://www.linkedin.com/in/ccosta92630/>
>
> >
>
> > "Hi Rogerio,
>
> >
>
> > I've been doing well, thanks. Hope you are too. As you may know,
>
> > CGEI/AS33353 is the backbone for Sony's Playstation Now cloud game
>
> > streaming service. Today, this is a separate network from other Playstation services like CDN download, etc. We are positioning ourselves, though,
>
> > within Sony to take on more network services and we should see development in that in the future. Since the PSNow service is an extremely latency
>
> > sensitive application, we only connect to those IX's where we have content that can reach the customer within those constraints. We currently have
>
> > datacenters in North America and Europe. When we expand into South America is when we would look at the IX locations you mentioned."
>
> >
>
> > Att,
>
> >
>
> > Rogerio Mariano
>
> >
>
> > Em 9 de maio de 2018 09:13, Romeu Medeiros <medeiros at medeiros.eng.br<mailto:lt%3Bmedeiros at medeiros.eng.br>>
>
> > escreveu:
>
> >
>
> > https://www.reclameaqui.com.br/playstation-brasil-oficial/
>
> > ipv6-e-playstation-4_z3ZaYmj7_QCVdroH/
>
> >
>
> > https://www.reclameaqui.com.br/playstation-brasil-oficial/
>
> > problema-com-ipv6_q0p-VI9GQ-7kXMjr/
>
> >
>
> > Em qua, 9 de mai de 2018 às 09:10, Romeu Medeiros <
>
> > medeiros at medeiros.eng.br<mailto:medeiros at medeiros.eng.br>>
>
> > escreveu:
>
> >
>
> > Sim eh da Sony, eu tbm achei que era brincadeira
>
> >
>
> > No reclamante aqui tem várias pessoas com essa mesma resposta padrão da
>
> > Sony.
>
> >
>
> > Att
>
> >
>
> > Em qua, 9 de mai de 2018 às 09:03, Douglas Fischer <
>
> > fischerdouglas at gmail.com<mailto:fischerdouglas at gmail.com>> escreveu:
>
> >
>
> > PELO AMOR DOS MEUS FILHINHOS!
>
> >
>
> > Son of a Beach!
>
> > Ponta que Partiu!
>
> >
>
> > Cara, um e-mail cretino como esse disseminado no meio Gamer(Facebook,
>
> > Whatsapp, etc) tem um efeito negativo DEVASTADOR!
>
> >
>
> > Agora todo Gamer vai agir com "Meu sobrinho NouAlldo" e vai sair de
>
> > modem-em-modem desabilitando IPv6.
>
> >
>
> > O efeito negativo disso pode significar o equivalente a 2-3 anos de
>
> > trabalho no fomento do IPv6.
>
> >
>
> > Uma coisa é a Sony não estar com suas aplicações e sua rede preparada
>
> > para IPv6.
>
> > Outra muito diferente é eles emitirem um comunicado como esse.
>
> >
>
> > Chego a desconfiar que isso tenha realmente partido de alguém da SONY.
>
> >
>
> > @Romeu, consegue validar a origem desse e-mail?
>
> > Se conseguir o e-mail original com os headers originais(encaminhado como
>
> > anexo) seria excelente.
>
> >
>
> > Se isso for verdade, sugiro que algum representativo estabeleça contato
>
> > com a equipe técnica da Sony a esse respeito.
>
> >
>
> > Em 8 de maio de 2018 23:36, Romeu Medeiros <medeiros at medeiros.eng.br<mailto:lt%3Bmedeiros at medeiros.eng.br>>
>
> > escreveu:
>
> >
>
> > Interessante é essa resposta que um cliente recebeu da PSN:
>
> >
>
> > *"*
>
> > *Fulano, boa tarde!*
>
> >
>
> > *Primeiramente pedimos desculpas pela demora no retorno.*
>
> >
>
> > *Realmente a PlayStation ainda não é compatível com IPV6. Porem, seu
>
> >
>
> > provedor de internet tem que oferecer endereços IPV4 caso você pedir
>
> > eles,
>
> > ou devem oferecer uma plataforma que usa IPV4 e IPV6 ao mesmo tempo.* *No Brasil só 8% dos provedores de Internet estão usando IPV6, por
>
> > isso a
>
> >
>
> > PlayStation ainda não esta usando IPV6. No EUA só 25% e aqui também ainda
>
> >
>
> > não usamos IPV6 . *
>
> > *Todos os provedores de internet tem até o ano 2020 para mudar de IPV4
>
> > para
>
> > IPV6. *
>
> > *A razão pela qual IPV6 existe, é porque os endereços de IPV4 se
>
> > esgotaram
>
> > e não tem mais combinações possíveis. Exemplo: 54.219.190.180.*
>
> > *Sendo assim, a Sony não pode entrar em contato com o seu provedor.. Eles
>
> >
>
> > que precisam cumprir o que foi determinado pela Anatel.*
>
> >
>
> > *Atenciosamente,*
>
> > *Equipe de Relacionamento PlayStation*
>
> > *Sony Computer Entertainment Brasil*
>
> > *4003 SONY (7669) Capital e Regiões Metropolitanas, exceto Rio de
>
> > Janeiro.*
>
> > *0800 880 SONY (7669) Demais Localidade*
>
> >
>
> > *"*
>
> >
>
> > Att
>
> >
>
> > Romeu Medeiros
>
> >
>
> > 2018-05-08 17:04 GMT-03:00 Márcio Elias Hahn do Nascimento <
>
> > marcio at sulonline.net<mailto:marcio at sulonline.net>>:
>
> >
>
> > E vou além!!!
>
> >
>
> > Um cliente nosso/colega de trabalho, foi jogar com seu Xbox novo e não
>
> >
>
> > conseguiu, sem passar pelo CGNAT.
>
> >
>
> > Analisando a situação, vi que ele estava SEM NAT, claro, por conta do
>
> > IPv6 (coisa mais linda do mundo) que ele recebeu.
>
> >
>
> > Perfeito não? Seria se os colegas de jogo dele também estivessem com
>
> > IPv6!
>
> >
>
> > Desativamos o IPv6 da conexão dele, ai ele passou a ficar com Nat Aberto (em IPv4) e tudo funcionou.
>
> > Só mais um obstáculo para a implantação do IPv6 na pior camada da rede
>
> >
>
> > (clientes).
>
> >
>
> > Em 2018-05-08 15:13, Alexandre Guimaraes escreveu:
>
> >
>
> > Acho isso um problema.... saber se o cliente joga ou não.
>
> >
>
> > Digamos que 90% jogue online, e ae?
>
> >
>
> > Vale a mesma coisa para CCTV...
>
> >
>
> > Vale um estudo mais aprofundado na tecnologia e casos de uso, visto
>
> >
>
> > que inúmeras operadoras usam.... os próprios fabricantes podem te apoiar nosso. att
>
> > Alexandre
>
> >
>
> > Em 8 de mai de 2018, à(s) 13:36, Davi Nunes < davi at alphaconecta.psi.br<mailto:davi at alphaconecta.psi.br>>
>
> >
>
> > escreveu:
>
> > Boa tarde Lucas,
>
> >
>
> > Verifique se os clientes que estão tendo esse problema estão todos na
>
> >
>
> > mesma saída do CGNAT, apenas para confirmar.
>
> > Mas, dado ao que você repassou, bem provável que sua conexão com o servidor está sendo recusada por está respondendo em um endereço
>
> > diferente
>
> >
>
> > ao esperado pelo servidor ou por que seu IP foi bloqueado no servidor.
>
> >
>
> > A recomendação é que, sempre que possível, Clientes de jogos fiquem
>
> >
>
> > fora do CGNAT, ou que o CGNAT deles seja diferenciado.
>
> > Na lista já tem alguns tópicos similares, você pode dar uma lida neles.
>
> >
>
> > Atenciosamente,
>
> >
>
> > Davi Nunes de Melo Cahet
>
> >
>
> > Supervisor Geral
>
> >
>
> > davi at alphaconecta.psi.br<mailto:davi at alphaconecta.psi.br>
>
> >
>
> > 82 9.9300-0000 (VIVO)
>
> >
>
> > N.O.C. - Alpha Conecta LTDA
>
> >
>
> > noc at alphaconecta.psi.br<mailto:noc at alphaconecta.psi.br>
>
> >
>
> > Alpha Conecta LTDA - Unidade Arapiraca [Matriz]
>
> >
>
> > www.alphaconecta.psi.br<http://www.alphaconecta.psi.br> [2] [2 [2]] [1 [2]]
>
> >
>
> > 82 3522-3430 | 82 9.9633-5145 (TIM)
>
> >
>
> > R. Dois de Fevereiro, 447 - Brasília, Arapiraca - AL, 57313-060 <https://maps.google.com/?q=R.+Dois+de+Fevereiro,+447+-+
>
> > Bras%C3%ADlia,+Arapiraca+-+AL,+57313-060&entry=gmail&source=g>
>
> >
>
> > ---- On Ter, 08 mai 2018 11:54:03 -0300 Lucas José Bernardi & lt;ljbernardi at gmail.com<mailto:lt%3Bljbernardi at gmail.com>&gt; wrote ----
>
> >
>
> > Bom dia pessoal.
>
> >
>
> > Estou com um problema quanto a alguns jogos atrás de CGNat, usamos
>
>  o A10
>
>
>
> > Thunder TH1040.
>
> >
>
> > Jogos como League Of Legends (LoL) e jogos da Blizzard, como Heart
>
>  Stone,
>
>
>
> >> ficam desconectando. Gostaria de saber se tiveram ou estão tendo
>
>  algum
>
>
>
> > problema com esses ou outros jogos atrás de CGNat?
>
> >
>
> > Obs.: Capturando os pacotes no cliente percebo que o reset da
>
>  conexão
>
>
>
> > vem
>
> > do servidor.
>
> >
>
> > Desde já agradeço a atenção.
>
> >
>
> > *Lucas José Bernardi*
>
> >
>
> > São Lourenço do Oeste - SC
>
> >
>
> > Empire Telecom
>
> >
>
> > --
>
> >
>
> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
> >
>
> > Esta mensagem, incluindo seus anexos, tem caráter confidencial e
>
>  seu
>
>
>
> > conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você tenha
>
>  recebido esta mensagem por engano, queira por favor retorná-la ao
>
>  destinatário e
>
>
>
> > apagá-la de seus arquivos. Qualquer uso não autorizado, replicação ou
>
> > disseminação desta mensagem ou parte dela é expressamente proibido. O
>
>  autor não é responsável pelo conteúdo ou a veracidade desta informação.
>
>
>
>
>
> > --
>
> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter --
>
> > gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
>
>
> --
>
> Att
>
>
>
> Márcio Elias Hahn do Nascimento
>
>
>
> Links:
>
> ------
>
> [1] http://www.alphaconecta.psi.br
>
> --
>
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
>  --
>
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
>
>
> --
>
> Douglas Fernando Fischer
>
> Engº de Controle e Automação
>
>  --
>
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
>  --
>
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
>
>
> --
>
> Att
>
>
>
> Márcio Elias Hahn do Nascimento
>
> (48) 8469-1819 / 3524-0700 - marcio at sulonline.net<mailto:marcio at sulonline.net>
>
> INOC-BR: 52977*100
>
> GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [3 [3]]
>
>
>
>  [3 [3]]
>
>
>
> Links:
>
> ------
>
> [1] http://www.gaikai.com
>
> [2] http://www.alphaconecta.psi.br
>
> [3] http://www.sulinternet.net
>
> --
>
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
>  --
>
> gter list https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>
>
>

--


---
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https://www.avast.com/antivirus
--
gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
--

Fernando José
Enviado do meu Moto G2
--
gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
  



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