[GTER] CGNat + Games = Desconexões

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Tue May 8 14:30:18 -03 2018

Deixar clientes fora do CGNAT acredito que é cada vez menos praticável
então é um mal que temos todos fornecedores e usuários conviver. Criar
muitas exceções para manter o cliente na base não é algo escalável

De todas as empresas citadas nenhuma delas tem IPv6 implantado para os
servidores desses serviços ? Já tentou questionar eles diretamente ?

Com relação ao CGNAT especificamente já ouvi relatos de problemas, no
caso bloqueios e não necessariamente desconexões. Não cheguei a
investigar a fundo, mas duas hipóteses que surgiu aqui são: 1) Será que
por alguma razão o IP Público de origem do usuário não está mudando e 2)
Pode estar acontecendo algum problema com o range de portas. Até onde
conheço existe 2 principais modelos de fazer CGNAT, um utiliza um range
de portas fixas por usuário o outro é dinâmico. Qual você está utilizando ?

Fernando Frediani