[GTER] Fibra Óptica [Brasil x Europa]

Rogerio Mariano rsouza.rjo at gmail.com
Fri Mar 30 13:32:52 -03 2018

Frediani,

Na verdade muitos dos sistemas de cabos submarinos que mencionei são bem
modernos, com modulações PM-BPSK, PM-QSPK e PM-8QAM com alcance de 5.000
km, 3.000 km em C-Band (split spectrum ou gridless) com shuper-channel.
Sobre haver mercado, eu acredito que sim, senão não haveria tanto
investimento (cerca de 1.5 bilhões de dólares ate 2020). O que tem que
ficar claro é que projetar e implantar um cabo submarino é complexo e
demora de dois a quatro anos e em geral possui 3 fases:

1) planejamento, financiamento e aquisição

2) desenvolvimento

3)  serviço, operação e manutenção

...e cada fase dessa tem muitos entregáveis tanto para DRY quanto para WET
PLANT.

E lembrando que hoje os grandes e maiores investidores dos cabos são as
Web-Scales, principalmente GAFAMs (Google, Apple, Facebook, Amazon,
Microsoft) e WeiBATs (Weibo, Baidu, Alibaba, Tencent), pois para eles o que
importa é o trafego intra-cluster e inter-datacenter (edge é atendido por
CDN e SFI) e os cabos submarinos são para atender essa demanda deles.

Sobre a latência, vai depender muito de como vai ser o deploy do cabo
(seguimento, BUs, tipo de SLTE, geografia, tipo de cabo, etc..) e sobre o
percentual do transito, depende de quem vai comprar o IRU e quem vai usar o
cabo.

Abraços,

Rogério Mariano.