[GTER] Mikrotik CCR 1009 - Full Routing

Álvaro França - GMAIL alvaroaraujofranca at gmail.com
Sat Mar 24 06:46:58 -03 2018

Se usar default router e a recomendação abaixo vai roda tranquilo.

https://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:Fast_Path

Já ativei em um cliente com dois Full + PTT-SPO e funcionou perfeitamente
até o trafego de 3GB, depois disso ela começa a ficar lenta até pra listar
rotas. Ai foi só trocar pra uma 1036 e foi até 20GB tranquilo agregando as
2 portas de 10GB, depois disso CCR1072 agregando 5 portas 10GB.  Trabalhou
bem até 35GB. Ai já não deu mais. Teve que migrar pra Solução
juniper/cisco/huawei.

O maior erro que vejo pelo Brasil a fora é usar Mikrotik para rodar todas
funções do provedor. O mesmo router ter que fazer bgp, ospf, mpls, vpls,
pppoe, dhcp, etc etc.

O grande vilão do BGP do MK quando se tem flap em algum circuito, ou seja o
link cai e volta rapidamente ou repetidamente. Se o MK tiver que remover
rota e instalar ao mesmo tempo do mesmo circuito esse processo vai demorar
de 30 a 40 minutos. Se você tiver com rota default instalada isso não irá
lhe causar problemas. Caso realmente preciso que ele carregue esta rotas ai
terá que fazer um processo manual de derrubar a sessão BGP em questão,
esperar ele derrubar estas rotas e assim que derrubar ativar de novo, vai
carregar as mais de 700 mil rotas de full muito rápido.

Eu sei que a maioria aqui fica pra morrer quando se fala em Mikrotik, mas
queria relatar a minha experiencia com MK, falo que tive momentos ruins
sim, mas a maior parte são bons.

*___*

*Álvaro Araujo França*
*alvaroaraujofranca at gmail.com <alvaroaraujofranca at gmail.com>*