[GTER] Storage HP EVA4400

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Wed Mar 21 23:20:56 -03 2018

Olá Gadi, meus sentimentos pela aquisição. Espero que consiga vendê-la um
dia antes de virar sucata.

Gosto bastante de HP mas EVA é realmente um pé no saco. Já passei por um
episódio que a própria HP recomendou upgrade de firmware e se me lembro bem
não precisava de suporte, dava pra baixar direto no site mesmo.

O upgrade do firmware nunca aconteceu por outra razão: embora os
controladores eram redundantes a HP disse que durante esse upgrade ele iria
baixar ambos os controladores por alguns minutos e isso iria fazer com
cerca de 200 Servidores que dependiam daquele storage ficassem fora do ar.
Isso era impossível para este ambiente.

No final cheguei a avaliar a renovação do contrato de suporte mas o valor
era pornográfico. Só pra se ter uma idéia o valor APENAS de suporte me
permitiu comprar um storage novo completo, com o DOBRO de capacidade da
EVA, performance incomparávem, funções bastante avançadas de um storage
moderno, 2 controladores redundantes e com suporte comercial. Era no
brainer a escolha !
Falo um pouco disso na palestra que fiz no GTER em 2014.

Boa sorte.
Fernando Frediani