[GTER] Transporte L2/L3/MPLS

Adriano Macedo adrianomacedo at mcinfor.com.br
Sat Mar 10 08:55:40 -03 2018

Bom dia pessoal,

Estou com um cenário no qual preciso transportar banda entre os roteadores
R1, R2 e R3.

Esse transporte pode ser em L2(VPLS) ou L3.

Entre o roteador R1 e os roteadores R2 e R3 existem o POP A, B e C que são
conectados por redes de capacidades diferentes:

No pop A, B e C tenho roteadores Cisco ASR920.

R1<------1Gb-------->A<----------100Mb-------->B<---------75Mb---------->C<--------1Gb-------->R2
                                   A<----------100Mb-------->B<---------75Mb---------->C<-------1Gb-------->R3

Consigo fazer esse transporte via VPLS ou MPLS-TE e balancear o trafego nas interfaces
de capacidades diferentes?

Meu entendimento em MPLS é limitado, mas nos testes que fiz usando
MPLS-TE(RSVP) notei que não consigo subir um túnel somando a capacidade das
interfaces, o limite de banda do Tunel nunca pode ser maior que a capacidade
da maior interface, existe uma forma de configurar isso?

Desde já agradeço a todos que contribuírem, obrigado

Adriano Macedo