[GTER] Roteador de Borda

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Jun 19 11:29:46 -03 2018

Eu tenho gostado cada vez mais da ideia de dois switchs L2
semi-burros/baratos/homologados recebendo todas as
interconexões(Links/Routers/B-RAS/App-Servers) e 2 ou 3 servidores em
cluster fazendo todo o resto do trabalho.

Vamos brincar de advinhar valores?
2 X Switch Bão e Barato (com direito a algumas portas 10G e 40G) -> +/-
R$9-10K
2 X Servers Bão e Barato (contemplando roteamento e app-servers) -> +/-
R$12-13K
4 X NICs Dual l0Gb  -> +/- R$1.5K
4 X QSPF+ -> +/- R$1.5K

Lógico que é só uma brincadeira...
Mas nesse desenho, ter-se-á EXCELENTE nível de redundância(podendo ser na
camada de roteamento e também da virtualização).
E eu chutaria que um cenário assim atenderia fácil um ISP com 15K clientes
e um tanto de clientes corporativos.

Ficou pequeno? Põe mais um do lado.
Ficou obsoleto? Troca a lata e faz Live Migration para o hardware novo.

Se juntar nessa receita ingredientes com OpenComputeProject(Servers e
Networking), Openstack, Openflow...
A brincadeira pode ficar "bem lôca".
Tem uns tal de Facebook, Microsoft, Google, e outros mais que estão bem
ativos nessa brincadeira...

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação