[GTER] Homologação Anatel - ServerU

Antonio Torres antonio.torres at vsat.com.br
Sun Jun 17 18:36:45 -03 2018

> On 17 Jun 2018, at 13:52, gter-request at eng.registro.br wrote:
>
> From: Stefan Rodrigues <stefan.rodrigues at gmail.com <mailto:stefan.rodrigues at gmail.com>>
> Subject: Re: [GTER] Homologação Anatel - ServerU
> Date: 17 June 2018 09:26:54 GMT-3
> To: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <gter at eng.registro.br <mailto:gter at eng.registro.br>>
>

> Já faz um tempinho que não mexo com essas coisas e muita coisa mudou... mas
> se for elegível à homologação, deve se enquadrar na Categoria 3
> - Equipamento de rede dados (
> [...]

é realmente um pesadelo entender “as nuances” da regulamentação...

RESUMO:
- Qualquer equipamento conectado a qualquer rede pública de telecomunicações *precisa* de homologação ANATEL.

O que é testado (basicamente):
- Interfaces de rede: elétricas, ópticas e sem-fio (afinal é o que “é ligado” na rede)
- fonte de alimentação (incluindo baterias e outras formas de armazenamento de energia)
- Passivos; fibras, UTPs, coaxiais, guias de onda, atenuadores, etc. etc.

Objetivo:
 - Garantir a interoperabilidade e *segurança* entre os equipamentos interconectados.

 - Evitar situações como:
   - falha em uma fonte de alimentação e que “jogue” 220V na interface ethernet ou pegue fogo.
   - falha em uma bateria que cause incêndio ou emita gases tóxicos.
   - um transmissor de RF que gere “um monte de espúrios” e interfira em outros links.
   - o laser de um SFP com potencia excessiva que “destrua” o SFP “da outra ponta”.
   - etc. etc.

 - Permitir que se “misturem” marcas e fornecedores:
   - um retificador de -48V pode alimentar qualquer equipamento de -48V
   - uma bateria de 12V (certificada) pode ser utilizada em qualquer equipamento que use baterias de 12V
   - Um switch POE alimentar equipamento de marca diferente.
   - uma antena de 5.8GHz pode ser utilizada por qualquer transmissor de 5.8GHz.
   - etc. etc.

Quando se compra um servidor Dell  (pegue o código do selo da ANATEL e pesquise no site; vai se encontrar quais componentes foram testados e quais os ensaios realizados) temos a garantia que a(s) fonte(s), a(s) interface(s) de rede e o conjunto em sí não geram interferências em outros equipamentos (EMI) e, em caso de falha em algum componente, não irá danificar outro equipamento ou criar situação de perigo para pessoas (220V no chassis, p.ex.)

Homologação ANATEL é um assunto muito complicado e mais controverso ainda; na minha opinião em grande parte com fins arrecadatórios.

Se uma placa de rede tem certificação FCC, por que “cargas d’agua” preciso pagar um laboratório para homologar na ANATEL?
Um laudo de um engenheiro se responsabilizando e declarando que o equipamento já foi certificado por outra entidade, com os mesmos parâmetros exigidos pela ANATEL, não seria o suficiente ?.

Uma vez (quando um fiscal me fez desligar e ainda lacrou um equipamento isento de homologação) questionei a ANATEL formalmente:  com palavras bonitas me disseram que “é para evitar inescrupulosos avalizando equipamentos Xing-Ling”.

Enfim, coisas da terra Tupiniquim….

Abraços

Antonio Torres