[GTER] Sumarizar rotas ppp Quagga OSPF

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Jun 14 14:29:02 -03 2018

Alô Fernando!
Ao meu ver tanto o André quanto o Willian estão corretos. Cada um de um
jeito.

Eu pessoalmente não gosto muito de usar a sumarização do OSPF.
Mas em X86 esse processo não é impactante em performance, então é uma
solução válida.

Eu prefiro a sugestão do Willian de colocar uma rota de blackhole(null) e
dar um redistribute conncected.
Isso inclusive já "resolve" o problema de Loop-Estático.
Mas não pode esquecer de usar filtros de saída para não deixar vazar
prefixos indevidos.

P.S.: Pra falar a verdade, acho que os filtros de rede interna são tão ou
mais importantes que os filtros de BGP externo.
Merecem um cuidado diferenciado.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação