[GTER] anúncio mínimo de prefixo ipv6 BGP.

Eduardo Schoedler listas at esds.com.br
Tue Jun 12 16:08:28 -03 2018


Assista a palestra do Luis Balbinot na penúltima GTER, ele trata
justamente sobre isso.

Abs,

Em 12 de junho de 2018 10:30, Roosvelt David
<roosveltdavid at hotmail.com> escreveu:
> Senhores
>
> Acredito ser um assunto bobo, porém pesquisando nas RFCs e documentações da IANA, RIPE, ARIN, LACNIC  não vi um consenso sobre qual o mínimo prefixo aceito como boa prática em anúncios BGP de IPv6. o equivalente ao /24 do IPv4.
>
> as menores delegações de IPv6 feitas pelas RIRs estão sendo um /48 para usuários finais, logo pressupõe-se logicamente que o mínimo aceitável é o /48.
>
> porém vi em fóruns do reedit e em alguns blogs discussões acaloradas defendendo o uso de /44, /40, /36, como anúncios mínimos por quem tem blocos maiores.
>
> na visão dos Senhores, qual seria a melhor boa prática nos anúncios de IPv6 por ISPs? neste caso aqui vamos excluir os usuários finais que tem essa especificidade de receber no mínimo um /48 e focar nos ISPs que possuem prefixos delegados em médio de tamanho /32.
>
> Qual a menor fragmentação adequada e que seria uma "boa prática” ou um consenso aceito para se fazer dos /32? assim como “quebramos" um bloco grande de ipv4 em diversos /24 para anúncios nos Upstreams. o que é hoje aceito como adequado no cenário de IPv6?
>
> desde já agradeço o feedback dos senhores
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter



-- 
Eduardo Schoedler



More information about the gter mailing list