[GTER] DDoS - Sugestão p/ IX.BR - 50% de desconto no preço da Porta

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri Jun 1 20:59:12 -03 2018

Olá Douglas

Apesar de polêmica a proposta a princípio parece interessante. Como você
pontuou requer uma discussão mais aprofundada principalmente para não
prejudicar quem esteja em processo de fazer tudo de acordo com as boas
práticas mas possa ter alguma dificuldade momentânea que fuja do seu
controle.

Particularmente vou na mesma linha de pensamento que essa psicologia do
"reforço positivo" as vezes acaba parecendo chover no molhado.

Caso a sugestão evolua vou deixar abaixo alguns pontos que me vieram a
mente que podem ser considerados:

- Aumento progressivo de 50% até 100% do valor para dar algum tempo
mínimo para adequação.
- 'Grace period' para novos entrantes
- Disponibilização de ferramentas self-service para verificação de
conformidade (qualquer coisa nova no IX , mesmo que boa deve prever
automatização desde o dia zero para evitar a oneração da equipe de
suporte/engenharia)
- E claro material mínimo de orientação como feito com as communities.

Também vale se atentar para jamais isso chegar perto à como você bem
citou o "mercado de extorsão para certificações ISO". Por isso uma lista
de checkpoints bem definida e sem muita firula ajuda principalmente o
próprio ASN a entender o porque não esta atendendo a determinado requisito.
Alguns dos pontos da lista citados cabem alguma discussão, outros como
não permitir IP Spoofing para conexões residências acho que não tem
muito o que discutir. Ou teria ?

Fernando