[GTER] NTT/AS2914 agora automaticamente usa o roteamento de dados REGISTROBR como IRR

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Jul 24 11:48:22 -03 2018

On Tue, Jul 24, 2018 at 10:54 AM Douglas Fischer <fischerdouglas at gmail.com>
wrote:

>  ​Então Rubens...
> Me lembro de muito ter-se falado sobre o TC.​
>
> Muitas vezes eu, do alto de minha chatice, sugeria(clamava) a integração de
> todos os recursos numéricos (ASNs, Prefixos v4 e v6) ao TC.
>
> Em minhas sugestões me lembro de ter falado sobre:
>  - Aproximação entre o projeto TC(e seu mantenedor) e o Registro.BR, talvez
> convergindo para um encampe pelo próprio Registro.BR

O mantenedor do TC e o Registro.br são muito próximos. Se vêem todo dia
útil. ;-)

>  - Check-box (marcado como default) na tela de recursos numéricos do site
> do Registro.BR autorizando publicação no TC.

Pq o TC e não o ALTDB, RADB, NTT, L3 ?

>  - Interface mais intuitiva que o atual mecanismo por e-mail para
> cadastramento.
>
> Ué... o cadastramento é justamente o que no TC é todo feito via Web.
E-mail só para manutenção posterior, e como já mencionei, qualquer um pode
escrever uma interface de gerenciamento por e-mail sem precisar de
permissão do mantenedor do TC ou de qualquer outro IRR.

Mas como dizem, "show me the code"... convença alguém a escrever o código.

> Essas minhas sugestões sempre visavam a possibilidade de algum mecanismo
> automatizado de geração filtros para AS Orign Validation(pelo menos).
> (Haja vista as ações de segurança que o IX.BR está iniciando.)

Detalhe que o IX.BR precisaria perguntar para o participante:
- Em qual IRR o participante vai depositar objetos
- Qual o as-mnter do participante, para não levar junto proxy objects e
qualquer lixo que alguém tenha colocado.

E se for só para Origin Validation, é muito mais fácil pegar a alocação do
Registro.br ... o problema é como fazer path validation, que exigiria
*todos* os possíveis AS filhos com cadastro IRR, não apenas o participante
do IX.

> Em diversas vezes abordagens, para minha tristeza(e também para
> infelicidade da segurança da Internet Brasileira), essas sugestões foram
> rechaçadas tanto pelo registro quanto pelo mantenedor do projeto do TC.

Veja na proposta do IX.br o quanto já dá para fazer sem entrar em IRR...

> Ainda tenho esperança de que essa posição seja revista.
> Pois acredito que esse tipo mecanismo sempre vai ter mais atenção a
> detalhes específicos se forem tratados por que está próximos de nós.

Eu não vejo IRR como uma solução inquestionável para path validation.
Talvez ele possa ser um dos blocos construtivos, mas enquanto não der nem
para desenhar a planta completa, não dá para começar a construir a casa.

Rubens